O clássico do EL&P que Greg Lake escreveu aos 12 anos numa guitarra com uma única corda
Por Bruce William
Postado em 24 de dezembro de 2024
Poucas músicas conseguem capturar a essência de um artista de forma tão pura quanto "Lucky Man" (Youtube). Composta por Greg Lake aos 12 anos, a música nasceu de uma combinação improvável: uma guitarra velha com uma única corda e o desejo de explorar os primeiros acordes. Lake não sabia, mas esse experimento infantil resultaria em uma das faixas mais emblemáticas do Emerson, Lake & Palmer.
"Eu estava na casa de um amigo, e ele tinha uma guitarra velha e quebrada. Na verdade, ela só tinha uma corda. Felizmente, era a corda mais grave", contou Greg em sua turnê Songs of a Lifetime, conforme relata o Songfacts. "Com um palito de fósforo, eu toquei essa melodia. Isso me fez pensar, sabe, talvez eu pudesse tocar guitarra. Então chegou o Natal, e eu disse à minha mãe: 'Será que existe alguma chance de eu ganhar uma guitarra de Natal?' E ela disse: 'Não.' Nós éramos bem pobres. Então, aceitei isso"
Emerson Lake And Palmer - Mais...
Greg não sabia, mas o que ele desejou acabou acontecendo. "Mas, enfim, o Natal chegou, e lá estava ela, a guitarra. E claro, fiquei emocionado. Os primeiros quatro acordes que aprendi foram Ré, Lá menor, Mi menor e Sol. Com esses acordes, escrevi essa pequena música. É realmente uma música infantil, uma fantasia medieval. E eu nunca a escrevi em um pedaço de papel. Eu simplesmente memorizei as palavras."
Pelos padrões do Emerson, Lake & Palmer, essa é uma música muito simples; eles se tornaram uma banda muito mais complexa nos álbuns seguintes. "A maioria das músicas gravadas pelo ELP, diríamos que a base instrumental teria que ser incrível antes de adicionarmos qualquer voz, então a música tinha que se sustentar por conta própria sem a letra," disse Carl Palmer em uma entrevista ao Songfacts. "Uma letra muito simples como 'Lucky Man' é ótima - isso também funciona. Mas as letras amadureceram com o tempo."
O processo de gravação dessa música, no entanto, foi tão inusitado quanto sua criação. A música quase não entrou no álbum de estreia do ELP, pois foi gravada apenas no último dia de estúdio, quando a banda percebeu que faltava material. Lake sugeriu sua antiga composição, mas foi recebido com ceticismo. Keith Emerson, por exemplo, abandonou o estúdio, enquanto Greg começou a gravar a base acústica com Carl Palmer. Aos poucos, ele adicionou camadas de baixo, guitarra e harmonias, transformando o que parecia ser uma ideia descartável em um sucesso.
Um solo de sintetizador Moog, gravado em uma única tomada, foi executado por Keith Emerson no final da música, tornando-a uma das primeiras composições de Rock em que um Moog foi utilizado como instrumento solo em destaque. Os pioneiros foram os Monkees em 1967 com "Daily Nightly" (wikipedia).
A música não tem um final feliz. O "homem de sorte" tem riquezas e fama, mas decide lutar por seu país, é baleado e morre. Greg Lake diz que, embora tenha escrito a música quando era muito jovem, a história sempre foi a mesma. "A letra nunca mudou. Mas, curiosamente, com o tempo, a forma como as pessoas perceberam a música mudou. Talvez tivesse algo vagamente a ver com a Guerra do Vietnã, aquele período, bem no final da Guerra do Vietnã. Algumas pessoas associaram à morte de John F. Kennedy. Tinha essas nuances. Então foi conectada, de certa forma, a uma era cheia de guerra e drama como esse. Mas as letras realmente foram interpretadas de uma forma que eu nunca havia pretendido, claro, quando a escrevi ainda jovem."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps