O álbum do Queen que era o favorito de Brian May nos anos 70; não é o "Bohemian Rhapsody"
Por Bruce William
Postado em 24 de dezembro de 2024
Brian May revelou em anos recentes que seu álbum favorito do Queen é o "Made in Heaven", álbum póstumo de Freddie Mercury lançado em 1995, em parte por causa das circunstâncias que rondaram sua criação: "Foi muito estranho. E traumático por si só. Eu passei horas, dias e semanas trabalhando em cada pedacinho das performances de Freddie. Ouvia Freddie dia e noite. Havia momentos em que pensava em comentar algo tipo 'Isto está fantástico... soa maravilhoso Fre... oh, você não está mais aqui'. Era preciso sair para me recuperar antes de voltar. Mas sinto muito orgulho de ter juntado os últimos pedacinhos do que Freddie nos deixou."

Mas já em meados dos anos setenta, o Queen demonstrava sua capacidade de inovar tanto no estúdio quanto no palco. Em entrevista ao jornalista Harry Doherty, publicada na Melody Maker em 1975 e resgatada pela Classic Rock, Brian May destacou que, embora o glamour fizesse parte das apresentações, a música sempre vinha em primeiro lugar. Segundo ele, "A música vem primeiro em tudo, e, se adicionamos um efeito específico ou certas luzes, é para transmitir um certo clima em determinado momento."
May explicou que o grupo tratava a gravação de álbuns como um processo separado da performance ao vivo. "Tocamos de forma diferente no palco do que no disco. No palco, é bom ter uma conversa de mão dupla com o público, em vez de algo unilateral." Esse foco na conexão com o público ajudou o Queen a se consolidar como uma banda que oferecia experiências únicas, tanto em seus discos quanto em shows.
E dentre os trabalhos que moldaram o estilo da banda, "Queen II" teve um papel especial no coração de May. Ele descreveu o álbum como tendo "muito impacto" e afirmou: "Há muita textura em nossos álbuns. Começamos isso com nosso segundo álbum. Você percebe agora que 'Queen II' é um álbum significativo no crescimento do Queen. É meu álbum favorito do Queen, a propósito."
Apesar do sucesso de "A Night At The Opera" e o impacto de "Bohemian Rhapsody", Brian May reconhecia que havia espaço para melhorias. Ele destacou o desejo de trabalhar mais como um quarteto, algo que nem sempre foi possível devido à falta de tempo e à divisão do grupo em estúdios diferentes durante as gravações. Mesmo assim, "Queen II" permaneceu como um exemplo da essência criativa que definia a banda naqueles tempos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Matt Sorum aceitaria reunião do Velvet Revolver com Lzzy Hale nos vocais
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Noel Gallagher, do Oasis, não gosta de músicas feitas em parceria
A melhor música que o Slayer lançou no século XXI, de acordo com a Metal Injection
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
Os 5 maiores compositores de trilha sonora, segundo Tuomas Holopainen
A banda clássica que Dave Grohl achou muito melhor que o Van Halen ao vivo

As três músicas do Queen que Brian May coloca entre suas favoritas da banda
Brian May não considera o álbum mais vendido do Queen um trabalho comercial
A música emocionante dos anos 2000 que foi considerada a nova "Bohemian Rhapsody"
O clássico do Queen que melhor representa a banda, segundo Brian May
As bandas que mais inspiraram o lado pesado do Queen, segundo Brian May
O solo mais complexo de Brian May segundo análise que vai além da dificuldade técnica
Brian May (Queen) admite ter mudado de ideia em relação à IA
O cantor jovem que assustava Freddie Mercury e a quem ele não tinha nada a ensinar
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
O cantor que gostaria de ser uma mistura entre Bon Scott e Freddie Mercury
Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilos


