Em 1989, Renato Russo revelava se ele acreditava em Deus e na ideia de Criador
Por Bruce William
Postado em 21 de dezembro de 2024
Durante uma entrevista realizada em 1989 com a Legião Urbana por ocasião do lançamento do álbum "As Quatro Estações", com áudio disponibilizado no youtube pelo canal "Encontro Legionário" onde estava presente a banda e também as jornalistas/fotógrafas Marie Leão, Nina Lemos, Marcia Fixel e Maria Luiza, Renato Russo falou um pouco sobre suas ideias acerca da existência de Deus e na ideia de um Criador.
Legião Urbana - Mais Novidades
Tudo começou quando ele discutia questões ecológicas: "O planeta está acabando. Quer dizer: o ser humano é tão maravilhoso, a gente inventou a bomba atômica. Não precisa de bomba atômica! Se a coisa continuar do jeito que está indo, daqui a vinte anos não vai ter mais nada, sem [precisar da] bomba atômica. Não é maravilhoso?" diz, de forma irônica. "Então assim agora: eu acho que essa questão ecológica é justamente, na minha opinião, é uma coisa assim super espiritual no sentido de que quando você passa a prestar atenção na natureza e nos que no cerca, você está tentando um diálogo com o Criador, quem quer que seja ele, existindo ou não, e se ele for ela também, né?"
Então, ao ser questionado diretamente sobre sua crença no Criador, Renato respondeu de forma humilde: "Isso eu acho que é uma coisa muito... não cabe a mim responder. Eu acho que seria muita pretensão da minha parte como ser humano, pequenininho, sou um grão de areia, eu sou uma gota d'água, não dá, entendeu?"
Em seguida, ele enfatiza que, mais do que provar a existência de Deus, o importante é trabalhar a ideia de Deus, esquecer se Deus existe ou não: "A ideia de Deus, isso já é suficiente. Eu acho que a partir disso a gente pode realmente começar a trabalhar", criticando em seguida a manipulação da espiritualidade para fins políticos: "O que eles colocam para esse povo é que Jesus salva. Oras, eu acredito que Jesus salva, entendeu? Mas não é Jesus que tem que resolver se vou votar ou não, não é Jesus que tem que tratar do lixo da minha casa."
Neste ponto, ao refletir sobre a responsabilidade humana, Renato destacou que é papel das pessoas resolver problemas sociais, não de Deus: "Somos nós que devemos resolver. Não adianta você jogar uma Bíblia na cara das pessoas. A Bíblia foi escrita numa determinada época para falar para um determinado povo." Depois ele questiona interpretações literais de escrituras religiosas e a influência delas no comportamento social: "Se Deus descer aqui na minha frente e falar, eu acredito. Mas eu não acredito numa coisa que está escrita num livrinho. Não é uma coisa que rege a minha vida social."
Em sua análise, Renato, que na entrevista se assume Católico (porque quando era pequenininho fui batizado e não sei o quê mais), também refletiu sobre como a interpretação literal da Bíblia perpetua desigualdades. Ele mencionou passagens controversas: "Na Epístola de São Paulo aos Coríntios, está claramente: 'mulher é um ser inferior'. Quem tem que decidir se mulher é inferior ou não é a sociedade, não é Deus." Ele questionou a relevância de normas religiosas em um mundo em constante transformação. "Você acha que Deus se preocupa se tenho cabelo comprido ou não? E tem pessoas que vão matar você por causa disso, como sempre mataram."
Renato ainda ponderou sobre como a paz de espírito é essencial para um mundo melhor. Ele mencionou figuras como Roberto Freire e Mário Covas, políticos de destaque naquela época, destacando que o ateísmo não os impedia de serem espiritualmente equilibrados. Em suas palavras: "Se você tem paz de espírito, você vai dar força para as pessoas, você vai ser uma pessoa legal." Para ele, o essencial era desmistificar Deus e abrir espaço para reflexões profundas, e explica que aborda alguns destes temas no trabalho que estava sendo lançado: "Eu acho que o disco está tendo uma boa aceitação porque as letras falam disso é claro, as melodias também casam muito bem com as letras, mas assim eu acho que realmente é uma questão primordial. Eu sinceramente eu acho que se as pessoas trabalhassem esse lado, todo o resto se resolvia."
As falas com os trechos usados acima podem ser conferidas a partir dos 18 minutos do vídeo publicado no canal "Encontro Legionário".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
Phil Campbell pegou no sono antes de gravar solo de música do Motörhead
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Geoff Tate revela que "Operation: Mindcrime III" sai em maio
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
Foo Fighters: o músico que Dave Grohl reconhece estar copiando há anos
A crise no Sepultura repete os clichês de tretas da história do rock and roll
Dave Mustaine e o chilique por causa de batatinhas fritas em festival brasileiro

Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
O clássico da Legião Urbana usado como argumento para não cortarem "Infinita Highway"



