Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi
Por André Garcia
Postado em 21 de dezembro de 2024
O nome Mike Exeter pode ser desconhecido para muitos, mas é um dos nomes mais importantes quando se trata de guitarra e heavy metal. Afinal de contas, se trata do produtor do Black Sabbath por décadas que trabalhou (e ainda trabalha) com Tony Iommi, sendo essencial para ajudar o pai do metal a obter o timbre de sua guitarra.
Em recente entrevista para a Guitar World Mike revelou uma informação para lá de valiosa para muito músico: o que é necessário usar (de equipamentos, não drogas) para fazer com que sua guitarra soe como a de Tony Iommi.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Quando ouço os dois primeiros álbuns do [Black] Sabbath, [as guitarras gravadas neles] são incrivelmente difusas: era o timbre clássico de [um amplificador] Laney. Mas ele não estava mais usando aquilo em 1980; nos álbuns com Dio, ele já tinha mudado para Marshalls mais quentes. Portanto, não há um som único e definitivo para Tony, mas ele definitivamente tem sua própria pegada. Eu consigo identificar a quilômetros de distância, só pelas sutilezas dele."
"Para soar como o Tony, você geralmente precisa do timbre encorpado de um captador P-90s, que é quase como uma distorção de auto falante. Você pode achar que ele não aumentava muito o ganho, mas, acredite em mim: ele tocava no volume 11 em tudo, porque antigamente os amplificadores só tinham um falante."
"Você tinha que aumentar o volume da entrada, diminuir os agudos, manter os médios, aumentar os graves e botar algo para reforçar os agudos. O som só fica bom quando passa por um [cabeçote de] 4x12 no volume máximo, que precisa ser suave. É o som da morte se você estiver na frente do amplificador e ele não estiver ajustado corretamente."
"[...] É um ganho empilhado que ele busca, que possa ser limpo facilmente [...] se você não fizer certinho, não vai ter o ataque da palhetada e nem a clareza das notas. [...] No estúdio, geralmente ajustamos o ganho de acordo com o riff. [...] Você tem que encontrar algo que se adapte ao artista, que pode preferir mais saturação. O produtor tende geralmente a simplificar as coisas."
Quanto ao que Iommi vem usando nos últimos tempos, o produtor revelou:
"O [amplificador Laney] TI100 foi a galinha dos ovos de ouro para mim. Na verdade, Tony voltou a usar os [Laney] LA100 na última turnê. Lembro que Tony fez uma apresentação com os Hollywood Vampires no ano passado, e testamos vários amplificadores: o TI100 ligado em um 4x12 venceu."
"Tony não é nenhum tarado por equipamentos, mas ele assiste vídeos sobre o assunto no YouTube, para se atualizar sobre o que está disponível no mercado. O equipamento dele hoje em dia costuma ser simples. O mais complicado foi na turnê de despedida, quando ele tinha uma quantidade insana de equipamentos."
"Ele é muito exigente com delay curto quando toca ao vivo. Nos anos 80 era um Korg rackmount. Ele gosta de andar com chorus, que geralmente é aquele azul da Analog Man. Para mim é o melhor chorus que existe, especialmente para guitarras distorcidas."
Se você sempre quis que sua guitarra soasse como Tony Iommi, agora você já sabe o que colocar na lista de pedidos para PapaI Noel. O problema vai ser se comportar durante todo o ano….
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps