Alex Skolnick, guitarrista do Testament, se preocupa com a influência da religião na sociedade
Por João Renato Alves
Postado em 19 de dezembro de 2024
A relação dos headbangers com religiões sempre foi tensa. Mesmo aqueles que são adeptos da fé sofreram questionamentos e interpelações nada convidativas do público ou até mesmo de colegas de cena.
Durante entrevista ao Music Interview Corner, o guitarrista Alex Skolnick foi questionado sobre uma camiseta que usava no passado. A frente da peça tinha o texto "Na parte de trás desta camiseta há uma lista de descobertas científicas que mais tarde foram provadas erradas pela religião". Na parte de trás, uma lista vazia de 1 a 10.
Ele explicou, conforme transcrição do Blabbermouth: "Eu sei que talvez seja um pouco provocativo, mas eu gosto da camiseta e acredito no que ela diz. Tenho bons amigos que são religiosos e não gostaria de desafiar a religião deles. Também tenho sentimentos mistos sobre isso, porque sinto vontade de acreditar em uma ou outra coisa que não é comprovada."
Abordando suas opiniões sobre religião, Alex continuou: "Eu acho que causa mais problemas do que resolve. Tudo bem ter suas crenças, mas há coisas que você sabe que vão acontecer, ou que você pode dizer com certeza que vão acontecer, e então há coisas que você pode imaginar que são verdadeiras. E, sim, eu sempre gostei da história do Edmond Halley, o astrônomo, matemático e físico inglês. Ele calculou o retorno do cometa em 1758 e todos pensaram que era louco. E ele disse, 'Oh, bem, aqui está o porquê.' E ele tinha cálculos matemáticos. E lá estava o cometa. Poderia ter dito, 'Quer saber? Eu sou Deus e vou fazer isso acontecer', mas não o fez. Poderia ter começado uma organização conseguido muito dinheiro... Mas não fez. E eu o respeito por isso."
Referindo-se ao fato de que os cientistas, no auge da pandemia, muitas vezes encontraram sua missão de entender e conter a Covid-19 bloqueada pela incapacidade de convencer uma parcela significativa do público a acreditar neles, Skolnick acrescentou: "Sei que estamos em um momento em que há muitos questionamentos sobre os cientistas e como eles puderam errar tanto durante a pandemia. Mas pelo menos os cientistas, na maioria das vezes, os bons, admitem que estão errados. 'Oh, erramos nisso, e temos que mudar...' Infelizmente, com a religião, eles raramente admitem que as coisas estão erradas."
Não à toa, o assunto teve várias referências em músicas, especialmente nos estilos mais questionadores. "Muitas coisas terríveis acontecem com a religião e muitas músicas de heavy metal foram escritas sobre isso. Certamente não fomos a primeira banda a cantar sobre isso — não que tenhamos muitas músicas sobre isso, mas é algo que influencia a vida real. Então sim, às vezes fico incomodado com o papel descomunal que a religião desempenha em nossa sociedade."
Nascido em Berkeley, Califórnia, Alex Skolnick é mais conhecido como guitarrista do Testament, banda que integra desde os 15 anos. Chegou a sair nos anos 1990, mas retornou e segue até hoje.
No período em que esteve fora, substituiu o falecido Criss Oliva no Savatage. Também colaborou com o Trans-Siberian Orchestra, projeto que se tornou maior que o próprio grupo. Chegou a ser testado por Ozzy Osbourne em 1995. A parceria durou apenas um show.
Desenvolveu respeitada carreira ligada ao Jazz com o Alex Skolnick Trio. Também integra o supergrupo Metal Allegiance.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps