Alex Skolnick (Testament) explica o que o faz considerar Eddie Van Halen subestimado
Por João Renato Alves
Postado em 31 de janeiro de 2025
É difícil alguém imaginar Eddie Van Halen sendo considerado um guitarrista subestimado. No entanto, Alex Skolnick possui uma teoria que encaixa o ícone nessa posição. O membro do Testament explicou sua tese à edição mais recente da revista Metal Hammer:
"Eu acho que Eddie Van Halen às vezes é ofuscado por sua brilhante forma de tocar e solar. Há muito mais nele: timing, swing, timbre e especialmente riffs. A música ‘Mean Street’ captura o melhor dele nos riffs."
A faixa mencionada abre o álbum "Fair Warning" (1981), quarto do Van Halen. Sobre ela, Alex enfatiza: "Para mim, ela simplesmente captura tudo o que é ótimo em um riff. É raivosa, mais do que era esperado de uma banda como o Van Halen, que tinha muitas melodias bem pop, especialmente no vocal. Toda aquela melodia captura alguma agressividade e intensidade, não consigo pensar em nenhum músico de metal que não tenha sido influenciado por aquele riff de uma forma ou de outra."
"Fair Warning" foi o disco do Van Halen que menos vendeu entre os trabalhos da formação original, mal ultrapassando 2 milhões de cópias nos Estados Unidos e chegando ao 5º lugar no The Billboard 200. Mesmo assim, conta com admiração da maior parte dos fãs e crítica.
As sessões de gravação evidenciaram os primeiros sinais de tensão entre Eddie Van Halen e David Lee Roth. O guitarrista buscava sonoridades mais dark e complexas, em contraponto ao estilo genuinamente Pop do vocalista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps