"Há muitas bandas horríveis por aí que serão nossos futuros headliners", diz Clown do Slipknot
Por Bruce William
Postado em 17 de dezembro de 2024
O Heavy Metal tem visto um envelhecimento de seus ícones, com artistas dos anos 70 e 80 como Metallica, Judas Priest e Iron Maiden dominando os grandes festivais. Apesar de novos talentos surgirem, a última onda massiva de headliners veio com o nü-metal no final dos anos noventa, deixando bandas como Korn e Deftones na linha de frente. Desde então, poucos nomes conquistaram um espaço similar, destaca matéria do The PRP.
Slipknot - Mais Novidades
Recentemente, o vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, apontou que a indústria prefere focar nos artistas consagrados em vez de investir no desenvolvimento de novos talentos, em uma dinâmica que dificulta bandas promissoras de atingirem o status de headliner, o que representa um risco para o futuro do gênero: "as grandes corporações assumiram tudo, e elas estão interessadas em ganhar dinheiro, então propagam os grandes headliners mas não promovem as bandas que vão criar a base de fãs que vai crescer e se tornar gigante. Você não se torna um headliner da noite para o dia, são preciso muitos e muitos shows em muitos lugares durante muito tempo para que os fãs passem a te seguir, até o ponto que você percebe estar tocando numa arena."
E M. Shawn "Clown" Crahan, do Slipknot, também comentou sobre essa fase de transição durante conversa com a NME, mencionando Sleep Token como exemplo: "Eles têm seu nicho e devem estar fazendo bem o trabalho deles. O antigo eu poderia ter criticado, mas o novo eu, o verdadeiro eu, pensa assim: 'Hey, isso sempre depende dos fãs'. Os fãs dizem aos empresários o que fazer. Os fãs falam, e os empresários escutam."
Prossegue Shawn: "Eles devem ser muito populares, e você precisa lembrar que não há muita música boa por aí. Simplesmente não há. Na minha opinião, atualmente existem tantas bandas horríveis. Eu assisti ao Sleep Token, vi algumas apresentações deles e baixei suas músicas. Eles têm seu nicho e uma base de fãs. Não importa se isso dividiu [os fãs do Download Festival], porque isso significa que 50% estão recebendo o que querem. Eu não me preocupo mais com essas coisas, só me preocupo em ser eu mesmo e viver o momento. Se eles são uma boa banda, e se trabalham duro, como parece que fazem, eles merecem tudo o que conquistarem."
Então, ao ser perguntado se ele achava que os organizadores de eventos deveriam assumir riscos para criar novos headliners, Crahan reforçou sua opinião de que o problema não é apenas financeiro, mas também relacionado a uma aparente falta de talento musical: "Como eu estava dizendo, há muitas bandas horríveis por aí que serão nossos futuros headliners. Você não quer que eu comece a citar nomes, porque vamos começar a rir sem parar. Os dias de música grandiosa chegaram e já se foram. Estamos vendo o efeito colateral do computador e o efeito colateral de todo mundo ter acesso [à indústria musical]. Mas onde estão aqueles que entraram e fizeram isso por conta própria? Todos eles precisam de validação.
Shawn deixa claro que ele sabe que o resultado que ele colhe hoje com o Slipknot é fruto de um longo e árduo trabalho: "Eu não entrei em uma banda para ser validado. Eu me validei. Quando alguém dizia que eu precisava trabalhar mais, eu trabalhava pra caralho. Eu não precisava da internet ou das redes sociais, ou de qualquer outra coisa para me validar. Temos um problema real agora, e as bandas que são boas hoje em dia - que são poucas - estão sendo preparadas para esse futuro. Vimos isso com o Bring Me The Horizon. Eles são uma grande banda, e eu sou fã. Eu ouço a banda desde o começo, e eles estão fazendo coisas grandes como encabeçar o Download porque eles conseguem dar esse salto.
Ele então finaliza, apontando o que considera ser a solução: "Grandes bandas estão sendo empurradas para essas novas circunstâncias. O que mais temos [sem artistas assim]? Um monte de bandas ruins que não vendem ingressos. Então sim, os empresários precisam assumir riscos e empurrar essas poucas boas bandas na direção certa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
A banda moderna da qual Ozzy Osbourne queria ser membro: "Quero ser o número 10!"
Os álbuns pelos quais Corey Taylor quer ser lembrado; "orgulho" em dois extremos
Slipknot processa "ciberagregador" para retomar o domínio slipknot.com após 24 anos
O álbum que Corey Taylor disse que define o heavy metal
Slipknot está criando músicas novas, afirma o baterista Eloy Casagrande
14 baladas de metal que provam que emoção não é exclusividade do hard farofa
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
Relembre a trajetória do baterista Eloy Casagrande do Faustão ao Slipknot
Corey Taylor, do Slipknot, explica as nojentas desvantagens das máscaras


