A música do Queensryche onde guitarrista dá esculacho em pai que o abandonou
Por João Renato Alves
Postado em 14 de dezembro de 2024
"Bridge" é a música mais pessoal escrita pelo guitarrista Chris DeGarmo. Gravada pelo Queensryche para o álbum "Promised Land" (1994), a canção aborda a relação do músico com o pai, que abandonou a família quando ele era criança.
Após ter se tornado uma pessoa conhecida, ele foi procurado pelo genitor em busca de um recomeço. Porém, a mágoa do artista era grande demais para fingir que nada havia acontecido. Durante as sessões do disco, a morte do patriarca selou de vez o destino. Em depoimento ao site do grupo, Chris declarou:
"Todos nós somos do que você chamaria de famílias disfuncionais. Muitas dessas lembranças são dolorosas, despertam emoções. Mas é atraente tentar abordá-las como artista... Foi realmente uma música difícil de escrever, mas foi muito bom lançá-la. É uma pena que meu pai nunca tenha conseguido ouvi-la."
A letra diz:
Você me ligou hoje
Lutando com as palavras certas para dizer.
O tempo pode mudar uma coisa ou duas.
O tempo mudou a minha vida e a sua,
Mas você sabe que poderia ter sido diferente, pai.
A palavra traz de volta uma doce lembrança.
Estou sentado em um penhasco em uma árvore quebrada,
Ao meu lado um homem distinto
Me dando encorajamento, me dizendo que eu posso,
E você sabe que não está lá.
Você diz: "Filho, vamos esquecer o passado,
Eu quero outra chance, vou fazer durar."
Você está me implorando por um novo começo,
Tentando consertar uma ponte que foi destruída,
Mas você sabe que nunca a construiu, pai.
Então eu sento aqui a noite toda,
E eu escrevo para dormir,
E o tempo continua passando
O tempo fez você finalmente perceber
Sua solidão e sua culpa interior.
Você está buscando algo que nunca teve,
Se virando agora você está olhando para trás,
E você sabe que eu não estou lá.
Você diz, "Filho, vamos esquecer o passado.
Eu quero outra chance, vou fazer durar."
Você está me implorando por um novo começo,
Tentando consertar uma ponte que foi destruída,
Mas você sabe que nunca a construiu, pai.
Em entrevista à revista britânica Kerrang!, repercutida pelo Songfacts, DeGarmo foi além ao falar sobre como se sentia ao ter escrito e gravado "Bridge".
"Foi bom tirar isso de mim, uma espécie de exorcismo. Estou lidando com esse problema há 31 anos. A música conta a história do que realmente aconteceu. Meu pai me ligou do nada alguns anos atrás e não nos falávamos há décadas. De repente, ele quer começar esse relacionamento, esquecer o passado e eu não conseguia. Eu não conseguia lidar com isso! Não fazia sentido para mim e eu tinha que escrever uma música sobre isso! Estranhamente, ele faleceu quando estávamos gravando o álbum, mas eu tinha praticamente feito as pazes com ele."
Quinto álbum do Queensryche, "Promised Land" conta com influências progressivas e industriais aprofundadas em comparação a seus antecessores. O conteúdo lírico aborda as transformações pelas quais o ser humano passa e como elas influenciam nas buscas pelos objetivos e sonhos durante a vida.
O trabalho chegou ao 3º lugar na parada americana, melhor desempenho de toda a carreira do grupo. Ganhou disco de platina, além de ouro no Canadá.
Chris DeGarmo deixou o Queensryche em 1997. Desde então, segue carreira como piloto de avião em linhas comerciais. Chegou a colaborar com os antigos colegas na década seguinte, além de ter realizado participações especiais em trabalhos do Alice in Chains e de seus membros em carreira solo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps