De onde vem a frase "O mundo é Bão, Sebastião", que dá nome à música dos Titãs
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de janeiro de 2025
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Lançado no segundo semestre de 2001, "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" é o décimo primeiro disco da banda brasileira Titãs. Um dos destaques do trabalho é a empolgada "O Mundo é Bão, Sebastião", escrita pelo baixista/vocalista Nando Reis.
Titãs - Mais Novidades
Sebastião é o nome de um dos filhos de Nando Reis e Vânia Passos. Nascido em maio de 1995, ele é o personagem que originou a criação da música citada no parágrafo anterior.
Nando Reis falou sobre a origem de "O Mundo é Bão, Sebastião" em um vídeo publicado no seu canal do Youtube. Segundo o cantor, o nome de seu filho homenageia todos os "xarás" espalhados pelo Brasil.
"No dia 13 de maio de 1995, nasceu meu terceiro filho, com esse nome incrível de Sebastião, uma homenagem a todos os Sebastiões desse ‘Brasilzão’ tão bem representado. Para aqueles que acompanham meu trabalho, [vocês] devem saber que um dos assuntos prediletos das minhas músicas são as relações familiares. Inúmeras das minhas músicas foram escritas e citam nominalmente meus filhos."
Em outro trecho do vídeo, Nando contou de onde surgiu o título da canção aqui retratada. O nome tem a ver com o gênio de Sebastião Reis.
"Essa música foi escrita em 99, na seguinte situação: os Titãs tinham tirado férias depois do ‘As Dez Mais’ e ficamos, não me lembro bem, talvez um ano parados. E nesse ano eu fui fazer o acústico MTV da Cássia [Eller]. E quando a gente tava mixando o disco, eu já tava frito, porque t/esavam terminando as férias dos Titãs e eu não tinha feito nenhuma música. E eu precisava voltar e apresentar músicas (...). A gente ia selecionar repertório, e evidentemente eu queria que tivesse músicas minhas.
E daí escrevi uma letra. Essa é uma das raras músicas que começou com a letra escrita. E a letra tinha esse mote: ‘O mundo é bão, Sebastião’. Porque é uma frase que Vânia falava pro Sebastião, que além de ser essa criança exótica, que gostava de Barry White e de fazer fila com animais, tinha um gênio do cão. Era um menino, assim, invocado.
Esse menino deu trabalho. E a Vânia falava isso pra ele: ‘Esse mundo é bão, Sebastião’. Ele era o menino do ‘não’ (...). Resolvi escrever a letra a partir desse mote, ‘O mundo é bão, Sebastião’. E a letra é uma série de descrições daquilo que me encantava e daquilo que caracterizava o Sebastião."
O vídeo completo com a explicação pode ser visto abaixo. Clique no player abaixo e confira.
Histórias de Músicas - Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ghost se despede do Cardinal Copia/Papa Emeritus IV/Frater Imperator
Adrian Smith revela música do Iron Maiden que deve tocar no Bangers Open Air
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
O cantor de Yngwie Malmsteen que ajudou Edu Falaschi: "Posso tentar alguns contratos?"
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
As bandas que mais venderam discos no stand dentro do Rock in Rio 1985, segundo varejista
A música do Queen que Brian May diz ter sido "a mais bonita" que Freddie Mercury escreveu
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna coil para "Enjoy the Silence"
Usando Pink Floyd como exemplo, Sammy Hagar diz não querer mais contato com Alex Van Halen
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
Beavis and Butt-Head e capote de Canisso: a história de "Eu Quero Ver O Oco", do Raimundos
O grande hit do Rock brasileiro que quase foi descartado por razão curiosa
A música "perfeita" e "irretocável" de Pit Passarell que fez sucesso com o Capital Inicial
A gambiarra (trabalhosa) que banda Blitz armou para driblar censura na época da ditadura militar
De onde veio o nome "Marvin", título de um dos grandes hits dos Titãs
A música "sem noção" de Nando Reis que provavelmente seria cancelada nos dias atuais
Nando Reis ia com frequência até a casa de Cássia Eller, mas não sabia o endereço dela
O clipe incrível de clássico dos Titãs que foi gravado em dia de folga
A música romântica dos Titãs que fala sobre intimidade e tem refrão escatológico
O clássico da Legião Urbana em que Renato Russo faz trocadilho com o heavy metal
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos


