De onde vem a frase "O mundo é Bão, Sebastião", que dá nome à música dos Titãs
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de janeiro de 2025
Lançado no segundo semestre de 2001, "A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana" é o décimo primeiro disco da banda brasileira Titãs. Um dos destaques do trabalho é a empolgada "O Mundo é Bão, Sebastião", escrita pelo baixista/vocalista Nando Reis.
Titãs - Mais Novidades
Sebastião é o nome de um dos filhos de Nando Reis e Vânia Passos. Nascido em maio de 1995, ele é o personagem que originou a criação da música citada no parágrafo anterior.
Nando Reis falou sobre a origem de "O Mundo é Bão, Sebastião" em um vídeo publicado no seu canal do Youtube. Segundo o cantor, o nome de seu filho homenageia todos os "xarás" espalhados pelo Brasil.
"No dia 13 de maio de 1995, nasceu meu terceiro filho, com esse nome incrível de Sebastião, uma homenagem a todos os Sebastiões desse ‘Brasilzão’ tão bem representado. Para aqueles que acompanham meu trabalho, [vocês] devem saber que um dos assuntos prediletos das minhas músicas são as relações familiares. Inúmeras das minhas músicas foram escritas e citam nominalmente meus filhos."
Em outro trecho do vídeo, Nando contou de onde surgiu o título da canção aqui retratada. O nome tem a ver com o gênio de Sebastião Reis.
"Essa música foi escrita em 99, na seguinte situação: os Titãs tinham tirado férias depois do ‘As Dez Mais’ e ficamos, não me lembro bem, talvez um ano parados. E nesse ano eu fui fazer o acústico MTV da Cássia [Eller]. E quando a gente tava mixando o disco, eu já tava frito, porque t/esavam terminando as férias dos Titãs e eu não tinha feito nenhuma música. E eu precisava voltar e apresentar músicas (...). A gente ia selecionar repertório, e evidentemente eu queria que tivesse músicas minhas.
E daí escrevi uma letra. Essa é uma das raras músicas que começou com a letra escrita. E a letra tinha esse mote: ‘O mundo é bão, Sebastião’. Porque é uma frase que Vânia falava pro Sebastião, que além de ser essa criança exótica, que gostava de Barry White e de fazer fila com animais, tinha um gênio do cão. Era um menino, assim, invocado.
Esse menino deu trabalho. E a Vânia falava isso pra ele: ‘Esse mundo é bão, Sebastião’. Ele era o menino do ‘não’ (...). Resolvi escrever a letra a partir desse mote, ‘O mundo é bão, Sebastião’. E a letra é uma série de descrições daquilo que me encantava e daquilo que caracterizava o Sebastião."
O vídeo completo com a explicação pode ser visto abaixo. Clique no player abaixo e confira.
Histórias de Músicas - Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"

A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
O clássico da Legião Urbana em que Renato Russo faz trocadilho com o heavy metal
A música romântica dos Titãs que fala sobre intimidade e tem refrão escatológico
O clipe incrível de clássico dos Titãs que foi gravado em dia de folga
Nando Reis ia com frequência até a casa de Cássia Eller, mas não sabia o endereço dela
A música que gerou desentendimento entre membros dos Titãs, mas se tornou um grande hit
A música "sem noção" de Nando Reis que provavelmente seria cancelada nos dias atuais
A gambiarra (trabalhosa) que banda Blitz armou para driblar censura na época da ditadura militar
A música "perfeita" e "irretocável" de Pit Passarell que fez sucesso com o Capital Inicial
O grande hit do Rock brasileiro que quase foi descartado por razão curiosa
Beavis and Butt-Head e capote de Canisso: a história de "Eu Quero Ver O Oco", do Raimundos
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo


