A música romântica dos Titãs que fala sobre intimidade e tem refrão escatológico
Por Mateus Ribeiro
Postado em 26 de março de 2025
Bandas de rock gravam canções românticas há décadas. E a imensa maioria dessas músicas apresenta frases belas e singelas, que podem ser ditas para a pessoa amada a qualquer hora e em qualquer lugar.
No entanto, há músicas sobre relações amorosas que não são tão seguras para se ouvir em público, ou então ao lado de pessoas que são sensíveis. É o caso de "Isso Para Mim é Perfume", da banda brasileira Titãs.
"Isso Para Mim é Perfume" é faixa de "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" (1991), sexto disco de estúdio dos Titãs. Nando Reis (ex-baixista/vocalista da banda) relembrou o processo de composição do álbum aqui citado em vídeo publicado no seu canal do Youtube.

"Montamos um estúdio na casa do Marcelo [Fromer, finado guitarrista dos Titãs]. Marcelo tinha comprado uma casa aqui em São Paulo, no bairro Sumaré. Ela estava em reforma, e nós resolvemos então fazer aquilo que é o sonho, era um nosso e da maioria das bandas, de montar um estúdio numa casa e ficar ali o dia inteiro compondo. Aqui nasceu esse disco que eu tanto amo, ‘Tudo ao Mesmo Tempo Agora’."
Voltando a falar a respeito de "Isso Para Mim é Perfume", a canção foi escrita por Nando Reis, em conjunto com Marcelo Fromer. De acordo com Nando, a ideia da letra da música gira em torno da intimidade (um pouco exagerada) que existe entre um par romântico.
"Essa música é uma ideia minha (...). 'Isso para mim é perfume' eu fiz, eu e Marcelo. Numa noite fomos lá [na casa acima mencionada], nós dois, porque a gente costuma ensaiar de tarde, mas como a casa não tinha ninguém que morava, íamos à noite. Fomos eu e Marcelo e fizemos o riff (...). É uma ideia minha, a letra fizemos provavelmente juntos. Essa é uma das músicas que mais define o que as pessoas passaram a tratar disso com um discurso escatológico, porque o refrão dela é 'amor, eu quero te ver cagar'."
"Mas é uma ideia sobre isso, a intimidade máxima que se tem ou que sonha obter, e se é que ela é possível quando você está com alguém. Através desse exagero 'amor, eu quero te ver pagar', o declarante está dizendo que tudo dela ele quer participar, saber, e que não há esse constrangimento, nesse ato tão íntimo."
O vídeo com a explicação de Nando pode ser visto a seguir. Ele aborda "Isso Para Mim É Perfume" por volta dos nove minutos.
Em outro vídeo, que pode ser visto aqui, Nando diz que "Isso Para Mim É Perfume". O baixista, cantor e compositor também explica com mais detalhes a letra da canção (que ele considera "uma puta declaração") e diz que um show de Gilberto Gil o inspirou a escrever a obra que é o tema desta nota.
Histórias de Músicas - Rock Nacional
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps