Quando o System of a Down comeu o pão na mão dos fãs do Slayer que o diabo amassou
Por Bruce William
Postado em 24 de janeiro de 2025
No final dos anos 90, o System of a Down ainda era uma banda em ascensão, tentando conquistar espaço em um cenário dominado por nomes como Metallica, Pantera e Korn. Apesar de já criar um burburinho na cena de Los Angeles, suas apresentações iniciais pelo país não foram tão bem recebidas, especialmente durante a turnê de 1998 em que abriram para o Slayer, grupo com fãs notoriamente fervorosos e nada receptivos a novidades.
System Of a Down - Mais Novidades
Em seu livro de memórias, "Down With The System", Serj Tankian, vocalista do SOAD, descreve a experiência como um verdadeiro "campo de treinamento do rock", conforme relatou a Metal Hammer. "Os fãs do Slayer são conhecidos por amar o Slayer e odiar praticamente tudo e todos os outros," explica Serj. Para a plateia, o System era apenas o obstáculo entre eles e o show principal. A recepção era hostil: "Era comum enfrentarmos uma parede de braços cruzados e dedos do meio erguidos. Não ajudava o fato de eu estar com maquiagem tribal, enquanto Daron [Malakian, guitarrista] aparecia de cabelo rosa e uma roupa glam."
Apesar da resistência inicial, Serj conta que a atitude e a presença de palco da banda começaram a conquistar parte do público. "Era um desafio diário, mas nossa persistência e determinação acabou ganhando alguns fãs." No entanto, nem sempre as coisas corriam bem. Durante um show em Utah, a chuva fez o evento ser cancelado, provocando um caos entre os presentes. "Lixo começou a voar, brigas estouraram por todo lado. Pulei para trás da nossa mesa de merchandise para tentar salvar nossas coisas, mas logo percebi que era inútil."
O vocalista também relata que houve momentos particularmente tensos, com pequenos grupos de fãs mais radicais tentando causar problemas, o que fazia Serj perder a paciência: "Havia um pequeno grupo de fãs do Slayer que tinha o hábito perturbador de aparecer nos shows com trajes nazistas completos. E eu lembro de ver seguranças afro-americanos em uma casa de shows em Detroit, o Harpos, brigando do lado de fora com esses fãs depois que terminamos nossa apresentação."
Tankian também relatou um episódio marcante na Polônia: "Estávamos no palco quando começaram a nos jogar moedas e a fazer saudações nazistas em nossa direção. Em um momento, fui atingido no rosto por um bagel [um tipo de pão] e perdi a paciência. Pedi ao técnico de luz para iluminar o público e encontrar o responsável. Surtei e fiz um discurso raivoso ameaçando acertar as contas com quem estava envolvido naquilo. Quando terminei, o lugar ficou completamente em silêncio. Literalmente dava para ouvir um alfinete cair. Então saímos do palco."
No entanto, a banda mostrou resiliência mesmo diante dessa resistência. Em Berlim, Daron Malakian recordou uma tática inusitada para ganhar o público: "Eu disse, 'Olha, se esses caras não aplaudirem depois da primeira música, 'Know', vamos tocar ela de novo, repetidamente, até reagirem.' Tocamos 'Know' e o público ficou em silêncio. Então o John [Dolmayan, baterista] começou a música de novo, e todos continuamos. No meio da segunda vez, eles estavam aplaudindo. Minha atitude era: 'Vocês vão nos amar, quer gostem ou não. E, se não gostarem, vão ouvir essa música até aprenderem.'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta

System of a Down está no melhor momento da carreira, diz Serj Tankian
Baixista se considera grato e abençoado por música do System of a Down
O melhor disco do século 21, de acordo com o Loudwire
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
As bandas que formam o "Big 4" do metal dos anos 2000, segundo a Loudwire
Facebook: a popularidade das bandas segundo a rede social


