Fernanda Lira diz que é aliada na resistência um dia após posse de Trump
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de janeiro de 2025
A vocalista e baixista Fernanda Lira, da banda Crypta, publicou uma mensagem nos stories do Instagram em tom de resistência e apoio a grupos vulneráveis. Usando linguagem neutra, ela se dirigiu "a todes que se sentiram atacades", reforçando sua posição em prol da justiça e igualdade.

O desabafo veio um dia após a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2025, evento que gerou reações negativas entre ativistas e defensores de direitos humanos ao redor do mundo. Fernanda destacou a importância de se opor ao que chamou de "tempos absolutamente sombrios".
Inspirando-se na ativista Rosa Parks, ela reafirmou seu compromisso com a luta por dignidade, liberdade e justiça social. "É desse lado que eu sempre vou estar", declarou. No texto, ela mencionou também a crise do capitalismo e como ele "usa a opressão a quem luta por justiça social para proteger seus interesses".
A artista encerrou sua publicação com um apelo à conscientização e um espaço de acolhimento. "Saibam que esse é um espaço seguro e em mim vocês têm uma aliada", escreveu, reafirmando sua postura de resistência e solidariedade.
Confira a mensagem dela na íntegra abaixo:
"Os tempos são absolutamente sombrios e uma das poucas coisas que me conforta é saber que eu me oponho a todo esse absurdo. Como disse Rosa Parks, 'gostaria de ser conhecida como uma pessoa que se preocupou com a liberdade, igualdade, justiça e prosperidade para todas as pessoas', e é isso – lutar pelo direito de se existir com dignidade. É desse lado que eu sempre vou estar.
Gustavo Anunciação Lenza | Luis Alberto Braga Rodrigues | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
A luta, a visão de mundo, a voz que se opõe e o coração que sangra por justiça e equidade nos meus é o que me faz ter esperança em tempos melhores. O amor que eu tenho em mim é a prova de que esse amor existe no mundo e, com isso, me preenche de força para seguir.
O capitalismo está em crise e usa a opressão a quem luta por justiça social para proteger seus interesses que privilegiam a poucos e exploram a maioria, que infelizmente só vai notar que teve papel fundamental na engrenagem que levou à sua própria subjugação quando sentir isso na pele.
Prestem atenção no que está acontecendo. Ajudem os seus a prestar atenção no que está acontecendo. A resistência nunca se fez tão necessária.
Citando Erika Hilton, 'aqui ninguém baixa a cabeça, é luta e luta e luta. Nós vamos viver, nosso coração pulsa, nosso sangue ferve e é quente na pele, a gente não é frágil, é dedo na ferida, motor por dentro com os ossos de aço.'
A todes que se preencheram de medo e são atacades por uma avalanche de absurdos aqui e em tantos outros dias, saibam que esse é um espaço seguro e em mim vocês têm uma aliada."

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
Serj Tankian diz que John Dolmayan não é mais um apoiador de Trump
Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, é anunciado como convidado de Edu Falaschi em São Paulo
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
David Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleão



10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Bruno Sutter compara Massacration e Crypta por motivo que deveria envergonhar o metal
Andreas Kisser, do Sepultura, fala sobre a representatividade feminina no Heavy Metal
Fernanda Lira, da banda Crypta, elege as músicas de Death Metal mais difíceis de tocar

