Fernanda Lira diz que é aliada na resistência um dia após posse de Trump
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de janeiro de 2025
A vocalista e baixista Fernanda Lira, da banda Crypta, publicou uma mensagem nos stories do Instagram em tom de resistência e apoio a grupos vulneráveis. Usando linguagem neutra, ela se dirigiu "a todes que se sentiram atacades", reforçando sua posição em prol da justiça e igualdade.

O desabafo veio um dia após a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2025, evento que gerou reações negativas entre ativistas e defensores de direitos humanos ao redor do mundo. Fernanda destacou a importância de se opor ao que chamou de "tempos absolutamente sombrios".

Inspirando-se na ativista Rosa Parks, ela reafirmou seu compromisso com a luta por dignidade, liberdade e justiça social. "É desse lado que eu sempre vou estar", declarou. No texto, ela mencionou também a crise do capitalismo e como ele "usa a opressão a quem luta por justiça social para proteger seus interesses".
A artista encerrou sua publicação com um apelo à conscientização e um espaço de acolhimento. "Saibam que esse é um espaço seguro e em mim vocês têm uma aliada", escreveu, reafirmando sua postura de resistência e solidariedade.
Confira a mensagem dela na íntegra abaixo:
"Os tempos são absolutamente sombrios e uma das poucas coisas que me conforta é saber que eu me oponho a todo esse absurdo. Como disse Rosa Parks, 'gostaria de ser conhecida como uma pessoa que se preocupou com a liberdade, igualdade, justiça e prosperidade para todas as pessoas', e é isso – lutar pelo direito de se existir com dignidade. É desse lado que eu sempre vou estar.

A luta, a visão de mundo, a voz que se opõe e o coração que sangra por justiça e equidade nos meus é o que me faz ter esperança em tempos melhores. O amor que eu tenho em mim é a prova de que esse amor existe no mundo e, com isso, me preenche de força para seguir.
O capitalismo está em crise e usa a opressão a quem luta por justiça social para proteger seus interesses que privilegiam a poucos e exploram a maioria, que infelizmente só vai notar que teve papel fundamental na engrenagem que levou à sua própria subjugação quando sentir isso na pele.
Prestem atenção no que está acontecendo. Ajudem os seus a prestar atenção no que está acontecendo. A resistência nunca se fez tão necessária.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | Citando Erika Hilton, 'aqui ninguém baixa a cabeça, é luta e luta e luta. Nós vamos viver, nosso coração pulsa, nosso sangue ferve e é quente na pele, a gente não é frágil, é dedo na ferida, motor por dentro com os ossos de aço.'
A todes que se preencheram de medo e são atacades por uma avalanche de absurdos aqui e em tantos outros dias, saibam que esse é um espaço seguro e em mim vocês têm uma aliada."


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Bruce Dickinson posta foto que tirou ao lado de Slash em estúdio
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Os detalhes escondidos na foto caótica que ilustra encarte de "Master of Puppets", do Metallica
Como um baterista do Angra mudou a vida de Eloy Casagrande para sempre
Steve Harris esclarece que Iron Maiden não participou da produção de documentário
A reação de George Israel ao retorno do Kid Abelha
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Os 10 músicos do Iron Maiden indicados ao Rock and Roll Hall of Fame
Rafael Bittencourt usa Garrincha e Pelé para explicar diferença em relação a Kiko e Marcelo
O conselho que Aquiles Priester deu a Ricardo Confessori na época do "Fireworks"
Eloy Casagrande reflete sobre seus dois anos como baterista do Slipknot
As letras do Ghost falam sobre Deus ou o Diabo? Tobias Forge responde
O clássico que foi escrito em uma noite e superou 2 bilhões de plays no Spotify
O álbum onde os Rolling Stones perderam sua essência, segundo Keith Richards

Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026
A música da Crypta que é a favorita da ex-guitarrista Jéssica Falchi
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"

