Marty Friedman relembra o ataque de pânico que fez ele sair do Megadeth: "Estou morrendo?"
Por André Garcia
Postado em 21 de janeiro de 2025
Em janeiro de 2000 o Megadeth emitiu um comunicado oficial anunciando a saída do guitarrista Marty Friedman no meio da tour para "perseguir outros interesses musicais".
Em sua autobiografia, Dreaming Japanese, publicada no ano passado, Marty revelou que a história não poderia ter sido mais diferente da contada no comunicado.
Segue abaixo a tradução de um trecho do livro publicado pela Rolling Stone:
"Como eu tinha acabado de sair do Megadeth com apenas alguns shows para fazer antes da nossa pausa de Natal [...] O último show [antes do Natal] foi em 22 de dezembro, em Corpus Christi, Texas, em um maldito bar de esportes. O letreiro dizia 'HOJE: MEGADETH e Burritos a $3,50'.
"Nós agitamos o local como se fosse uma arena, e o pequeno público saiu feliz, mas eu estava chateado. Por um segundo, me senti como um rato abandonando um navio que está afundando."
"Na manhã seguinte, nos separamos e fomos para casa para merecidas férias com nossas famílias. Era sempre relaxante se reconectar com [minha então esposa] Chihiro. [...]
Eu encarava a próxima etapa da turnê como uma grande despedida depois de uma década de excelente trabalho. Eu ia tocar o melhor que pudesse, mas por enquanto era hora de não pensar no Megadeth."
"Passei a véspera de Natal conversando com Chihiro e descansando com a barba por fazer, desarrumado e assistindo à TV. [...] Então, de repente, meu coração começou a bater forte e, com os batimentos ficando mais rápidos e pesados. Parecia que meu coração poderia explodir!"
"Eu estava com tanta dor que não conseguia pensar. Caí do sofá e não conseguia me mexer. [...] As palpitações eram tão fortes que machucavam os músculos do meu peito. [...] Minha boca estava tão seca que eu mal conseguia falar e fiquei com medo. [...] Quando dei por mim, estava na parte de trás de uma ambulância."
[...]
"'Estou morrendo?!' gritei para o paramédico. Ele não respondeu." [...] "'Que diabos está acontecendo comigo?', perguntei com a voz trêmula. 'Você está bem', respondeu ele calmamente. 'Você teve um ataque de pânico excepcionalmente forte.'"
"Fiquei aliviado, mas só um pouco. [...] Ondas de pavor ainda estavam tomando conta de mim. [...] Eu não conseguia parar de tremer. [...] Era manhã de Natal, e esperei até uma hora razoável para ligar para Steve Wood, nosso gerente de turnê. Disse a ele que estava no hospital e que não havia como voltar ao Megadeth em poucos dias."
"'Escuta, não ligue para mais ninguém', disse Steve, mantendo a calma. 'Apenas tente se recompor. Vou conversar com a banda e dizer a eles que se preparem para o pior, mas torcerem pelo melhor.'"
"O próximo show da turnê era 27 de dezembro, em Denver. Steve me ligou em casa no dia 26 de dezembro e perguntou como eu estava me sentindo. [...] Que se dane aquilo! No que me dizia respeito, eu nunca mais faria uma turnê com o Megadeth."
"Steve se certificou de que os voos estivessem reservados, as limusines encomendadas e todos os detalhes estivessem prontos antes mesmo de me ligar. [...] Parecia impossível, mas quando Steve sugeriu que Chihiro me acompanhasse e me guiasse em cada passo do caminho, eu reconsiderei."
"Chihiro me levou até a limusine e corremos para o local a tempo de tocar no show. Nos bastidores, a tensão era palpável, mas eu estava preocupado demais em me acalmar para me importar com o que os outros pensavam."
"No entanto, assim que comecei a tocar, retomei o controle total, como se nada tivesse acontecido. Eu me apresentei com muita agressividade e fiz meus movimentos normais de palco sem pausa."
"Para os fãs, era apenas mais um show incrível do Megadeth. No segundo em que saímos do palco, fui jogado em uma limusine e levado para um hotel diferente daquele em que a banda estava hospedada."
A saída de Marty Friedman já havia sido decidida quando o incidente ocorreu, mas o ataque de pânico foi certamente a pá de cal em sua passagem pelo Megadeth, e foi o verdadeiro motivo pelo qual ele não chegou a tocar em todas as datas previstas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps