Marko Hietala admite arrependimento por ter deixado o Nightwish
Por João Renato Alves
Postado em 18 de janeiro de 2025
O baixista e vocalista Marko Hietala concedeu entrevista ao Metal Global, de Portugal. Nela, foi questionado se tinha algum arrependimento pela decisão de deixar o Nightwish, quatro anos atrás. O músico respondeu, conforme transcrição do Blabbermouth:
"Claro. Já estava me sentindo assim enquanto estava saindo. Mas não era só o Nightwish. Eu já disse isso algumas vezes que realmente deixei tudo para trás. Meu problema com depressão e ansiedade era constante. Simplesmente não ia embora e só piorou ao longo dos anos. Cerrei os dentes e segurei até sentir que — sim, foi quando a Covid começou a acabar, e eles disseram: ‘Ok, temos esses planos para a primavera e depois esses planos para uma turnê’ e tudo mais. E então meio que percebi: ‘Eu não quero ir. Estou me sentindo muito mal. Se for para a estrada, vai ser só estresse. Vou ficar sozinho.’"

Hietala afirmou ter pensado em todo tipo de maneira para amenizar o que sentia. No entanto, a situação chegou a um ponto irreversível. "Todo mundo tem seus próprios métodos de sobrevivência quando se trata de estar em turnê — eles precisam tê-los e tudo mais — então eu pensei, 'Eu não posso fazer isso.' E ao mesmo tempo, também já estava procurando vagamente se haveria um lugar para onde pudesse escapar em alguns meses de inverno, porque a escuridão estava piorando a depressão, a ansiedade e tudo mais. Foi quanto percebi que precisava largar todas as responsabilidades e descobrir o que havia de errado comigo.
Vim para a Espanha para fugir de tudo, de todos que eu conheço, exceto da esposa e do cachorro. Consultava com psiquiatras aqui na Espanha e lá na Finlândia, por vídeo e tudo mais. Um deles apenas sugeriu 'você pode ter TDAH (transtorno de déficit de atenção/hiperatividade)'. Perguntei: 'Como diabos isso se relaciona com depressão e ansiedade?' 'Bem, se relaciona. Leia sobre isso.' Foi o que fiz. E era real. É aquela sensação de diferença, que você não se iguala às capacidades das outras pessoas de lidar com suas tarefas diárias ou o que quer que seja.
Estava sempre perdido — tudo era uma bagunça e tudo mais. E o que você sabe? Aí está — o TDAH. E isso faz de você, como uma criatura social, uma criatura tribal, esse tipo de coisa, o isolamento social é um caminho lento para a morte. Sabemos que a solidão é um assassino. Meio que aprendi a lidar com isso desde que era criança. Mas isso não torna necessariamente mais fácil. Teve suas consequências. E eu era assim: 'Nada que eu fizer vai melhorar nada. Tudo é cinza e sem valor. E eu também sou.' Essa era a coisa que estava crescendo em mim. Então, quando essa coisa do TDAH surgiu, li sobre isso, fiz o teste neuropsicológico e tudo mais, e sim, eu entendi."
Marko finalizou garantindo estar se sentindo muito melhor agora. "É um alívio saber que há coisas na sua história e em você mesmo que não dá para simplesmente evitar. É isso que você é. Então, muita culpa sobre coisas que foram deixadas por fazer ou não ditas ou foram direto para o inferno pelas coisas que você fez e disse, de repente descobre que, ok, na verdade, não importa o quanto desejasse ter agido diferente. Você não poderia, com o conhecimento que tinha naquela época... E você pode se perdoar pela merda. Também pode perdoar muitas outras pessoas por não entenderem. Então, sim, é um alívio. Você tira um peso do seu peito."
Além da carreira solo, Marko retomou a parceria com outra ex-Nightwish, a cantora Tarja Turunen. Os dois passaram pelo Brasil ano passado e voltam em maio para mais quatro shows – incluindo um com orquestra em São Paulo. O músico também participa do Bearwood, que lançou seu primeiro single recentemente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Turnê de despedida do Megadeth pode durar cinco anos, segundo Dave Mustaine
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Jake E. Lee sentia-se como uma "nota de rodapé" na história de Ozzy Osbourne
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
It's All Red lança single com primeira incursão de Humberto Gessinger no heavy metal
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo

Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Anette Olzon volta ao Brasil ano que vem para shows com orquestra e coral
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Nightwish: a sincera opinião da ex-vocalista Anette Olzon sobre atual som da banda
Tarja: reagindo à escolha de canção em casamento de Léo Áquila


