A cantora sensação de 2009 que Lou Reed proibiu de cantar um de seus clássicos
Por André Garcia
Postado em 18 de janeiro de 2025
O começo dos anos 2000 foi marcado pelo surgimento da internet como conhecemos, e pelo surgimento do Napster — que provocou a extinção da indústria fonográfica como conhecíamos.
O YouTube ainda não existia e a MTV ainda respirava. Foi nesse cenário que, em 2002, foi ao ar o reality show The Osbournes que fez um sucesso absurdo que fez de Ozzy Osbourne uma personalidade mais mainstream do que jamais havia sido.
Com o sucesso do programa, seu formato logo se proliferou e tomou conta da televisão com clones de The Osbournes e Big Brother em tudo que era emissora. Foi nessa época que teve um boom também os reality shows musicais como o American Idol nos Estados Unidos e o Britain’s Got Talent na Inglaterra.
E foi justamente no Britain’s Got Talent que em 2009 a anônima cantora Susan Boyle se tornou um dos primeiros grandes virais do YouTube ao virar a cantora mais conhecida do mundo da noite para o dia.
Aos 61 anos, ela impressionou com seu vozeirão ao cantar "I Dreamed A Dream", do musical Les Misérables. De pobre e anônima, ela em poucos dias se tornou rica e famosa. Muitos acharam linda essa história, diga de um conto de fadas; mas Lou Reed não foi uma dessas pessoas.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, já como uma popstar da internet, em setembro de 2010 Susan Boyle se apresentar na versão estadunidense do programa que a consagrou, o America’s Got Talent. A música que ela cantaria seria um dos maiores hits do ex-Velvet Underground, "Perfect Day", contando com um coral de 100 crianças.
Segundo consta, ela se dedicou pesado aos ensaios, mas a apresentação foi cancelada duas horas antes da gravação, quando ela já estava a caminho do estúdio, em Los Angeles. O motivo? Lou Reed. Uma fonte anônima contou ao Page Six:
"Lou não quis que Susan cantasse música dele, ele não é exatamente um fã dela. É muito complicado ter que mudar de música em cima da hora, Susan ficou muito chateada. Ela estava chorando quando foi obrigada a cancelar o show e voltar para a Inglaterra."
Ou seja de "Perfect Day" o dia da cantora não teve nada.
Conhecendo Lou Reed como alguém que já leu a biografia dele, eu diria que é bem possível que ele tenha deixado para recusar a permissão o mais em cima da hora possível só para ferrar com tudo.
No dia seguinte ao entrave, em entrevista a Piers Morgan Susan Boyle lamentou:
"Aquilo foi meio infantil da parte dele. Para um homem do calibre dele e do talento dele, foi meio infantil. Senhor Reed, eu te respeito como artista, mas você precisa ter mais consideração pelas pessoas."
O vocalista do Velvet Underground deve ter ficado com a consciência pesada pelo que fez. Afinal de contas, poucas semanas depois ele não só autorizou Susan a cantar a música como até a ajudou na produção do vídeo. Confira abaixo como ficou:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps