Quando Tony Iommi praticou nepotismo ao lidar com o Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 18 de janeiro de 2025
Tony Iommi, do Black Sabbath, sempre assumiu ser um grande fã do trabalho do Led Zeppelin, a ponto de ter admitido que há uma música do grupo que traz um dos riffs que ele gostaria de ter escrito. E como as bandas são contemporâneas e do mesmo país, seus integrantes não apenas se conheciam, mas até mantinham amizade entre si.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Éramos de fato muito bons amigos dos caras do Led, especialmente Robert Plant e John Bonham, que vieram de Midlands (região geográfica no centro da Inglaterra). Os caras do Zeppelin queria que assinássemos com seu selo, a Swan Song, mas não conseguimos", disse Iommi, em uma das vezes que também falou sobre a lendária gravação de estúdio que une as duas bandas: "Durante a gravação do 'Sabbath Bloody Sabbath', eles vieram ao estúdio para uma jam. Bonham queria tocar 'Supernaut' (do "Vol. 4" de 1972) mas ao invés disto fizemos uma jam. Estávamos no meio de uma sessão de gravação que foi interrompida. Eu sei que aquilo foi gravado, e adoraria ouvir. O tape está em algum lugar".
Iommi sempre teve uma proximidade maior com Bonham, que conforme ele relatou, costumava ser demitido das bandas locais: "Eu costumava ver John regularmente a cada poucas semanas porque costumávamos fazer uma semana alternada neste local. E a cada duas semanas havia outra banda. Na maioria das vezes John Bonham estava na nova banda porque ele havia durado uma semana (na antiga), mandavam ele embora porque ele tocava muito alto. Quando voltávamos lá ele provavelmente já estaria tocando em outra banda".
Essa proximidade era tanta que John Bonham acabou se tornando padrinho de casamento de Tony Iommi, o que rendeu uma hilária história acontecida quando ele foi "derrotado" por Bonham em uma despedida de solteiro divertidamente caótica envolvendo os excessos típicos daquela época.
E como Tony Iommi se trata de um guitarrista renomado, seria esperado que ele destacasse o trabalho de Jimmy Page ao falar sobre o Led Zeppelin. Porém em 2006, durante a indução ao UK Music Hall of Fame, ao comentar sobre o impacto da banda na história da música, ele surpreendeu ao mencionar a bateria como o principal motor do grupo. A transcrição é do Rock And Roll Garage:
"Em algumas bandas, as guitarras são o ponto principal. Mas no Led Zeppelin, a força principal era a bateria. O som deles era uma mistura de várias coisas, até mesmo reggae." A escolha de enfatizar o trabalho de Bonham, além de destacar o talento do baterista, pode ser vista como um caso de "nepotismo musical", já que os dois mantinham uma longa amizade e até laços pessoais.
Mas claro que isso é apenas uma conclusão bem humorada, já que Iommi diz imediatamente: "Vamos colocar dessa forma... Você consegue imaginar música sem o Led Zeppelin? Porque eu não consigo!", o que demonstra o respeito e a admiração genuína que ele tem pela banda, uma das maiores da história do Rock. Assim como a sua banda, o Black Sabbath, que também é uma das maiores da história do Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps