O Hit Escondido: A história de "Goin' Blind", a primeira balada do Kiss
Por Fernando Claure
Postado em 18 de janeiro de 2025
Como um cover reviveu o interesse dos próprios integrantes da banda na música e as influências de Gene Simmons
Antes das botas gigantes, o baixo-machado, as maquiagens, as extravagâncias e a dupla Spaceman e Catman, Gene Simmons e Paul Stanley tocavam no Wicked Lester, um pequeno grupo de rock em Nova Iorque que teve apenas algumas músicas gravadas, duas apresentações e nenhum álbum lançado até o seu fim.
Porém, após uma gravação pirata (bootleg) começar a circular pelas lojas de discos com o nome de "The Original Wicked Lester Sessions", a dupla Stanley/Simmons se moveu para comprarem junto com a sua antiga gravadora, Casablanca, os direitos do Wicked Lester. Todas as cópias do projeto foram arquivadas, até que o Starchild e o Demon compraram a parte da Casablanca e então, oficialmente, agora as gravações eram propriedade apenas do KISS. Três músicas do projeto foram lançadas pelo Starchild e o Demon na compilação "The Box Set": "Keep Me Waiting", "She" e "Love Her All I Can".

Apesar de serem relativamente novidades para a época, o Kiss já havia lançado uma música da época do Wicked Lester muito antes, sem nenhum alarde. Em "Hotter Than Hell", segundo álbum do quarteto fantasiado, a terceira faixa "Goin’ Blind" havia sido escrita por Stephen Coronel e Gene Klein, como Gene Simmons era conhecido até então. Gene gravou uma demo da balada junto com Brooke Ostrander, instrumentista que ficou nos teclados e backing vocal, que ficou guardada até recentemente.
Assim como os Misfits são uma marca muito lucrativa para Glenn Danzig e Jerry Only, o Kiss sempre foi uma máquina de dinheiro para Simmons. O Demon, alguns anos antes da aposentadoria, decidiu lançar um box em formato de cofre chamado "The Vault", contendo 11 CDs com músicas e demos gravadas entre 1966 e 2016, um livro, uma moeda e um boneco do próprio Gene Simmons. No quarto disco da compilação, a demo de Gene e Brooke aparece como "Little Lady". Esta é a única gravação que precede a versão do KISS de 1974.
Mesmo com um tom relaxante e melancólico, a primeira balada do Kiss não se destacou o suficiente para a banda levar para os palcos. Isso até 1993, após um grupo lendário da cena grunge gravar um cover da faixa para o seu quinto álbum, "Houdini". Os Melvins, grupo de Buzz Osborne, já tocavam a música em apresentações, mas essa gravação em particular chegou até o baixista de diversos nomes. Gene Klein/Simmons gostou tanto da versão do grupo de grunge e sludge metal que levou ele a trazer a música para o show acústico "Kiss Unplugged" da MTV, a primeira grande versão da música.
Em entrevista para o documentário "The Colossus of Destiny: A Melvins Tale", Gene e Dale Crover, baterista dos Melvins, contam sobre o enrolo entre a versão de "Goin’ Blind" dos Melvins com a do Dinosaur Jr., a admiração de Gene pelo grupo e lembra quando o Demon subiu no palco com a banda de Buzz Osborne para tocar "Goin’ Blind".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Grohl toca "Highway to Hell" com o AC/DC em Nova Jersey
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
A categórica resposta de Regis Tadeu sobre se há álbum brasileiro clássico de rock pós-2000
58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
"Ed Sheeran não é uma vítima", diz Tom Morello sobre recente polêmica
"I Ain't No Nice Guy" do Motörhead e ilustração de uma fase de amadurecimento e arrependimentos
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
10 discos dos anos 90 que são perfeitos, segundo o Classic Rock History
Rudy Sarzo sobre Rhoads x Van Halen: "Pessoas não sabem diferença entre opinião e fato"
Os 10 melhores discos do Kiss, em lista do Classic Rock History
Como aconteceu a segunda separação entre Ronnie James Dio e Black Sabbath, segundo Geezer Butler
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
O álbum mais subestimado do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Um dos nossos melhores"
Ex-Kiss, guitarrista Bruce Kulick prepara novo álbum solo
O guitarrista que se tornou fã do Kiss após abrir turnê da banda
Eddie Kramer contou o que o Kiss negou por anos sobre o disco ao vivo "Alive!"
A banda clássica que Pete Townshend descartou como uma "paródia do rock"
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
Os dois piores álbuns da discografia do Kiss segundo seu vocalista Paul Stanley
A relação entre Gene Simmons e um ídolo que começou com uma condenação ao inferno
Quando Peter Criss percebeu que o Kiss estava deixando de ser uma banda de rock
As 10 melhores músicas de Ace Frehley durante sua carreira no Kiss
A música empolgante do Kiss que é a favorita de Brian May, guitarrista do Queen


