The Vines: entre a intensidade de um bom trabalho de Garage Rock e problemas pessoais
Por Helton Grunge
Postado em 18 de janeiro de 2025
Você imagina como seria misturar a intensidade do Grunge e Rock Alternativo junto da psicodelia do Rock setentista? Foi exatamente o que fez a banda australiana chamada The Vines.
Os australianos, liderados por Craig Nicholls, já lançaram vários álbuns desde sua estreia, o Highly Envolved (2002). A banda chegou a atingir o mainstream já logo de início, tendo videoclipes passados na MTV e uma venda expressiva de sua estreia, mas problemas pessoais enfrentados pelo vocalista fizeram com que a ascensão da banda fosse parada.

Chamados de "filhos do Nirvana" e "netos dos Beatles", os músicos conseguiam misturar elementos do Rock Alternativo e suas guitarras intensas juntos de melodias suaves e psicodélicas. Essa mistura fez com que o som se tornasse diferente e trouxe uma sonoridade bem intensa para o público nos anos 2000.
Os problemas de Craig envolviam ataques de fúria, muitas vezes até levados pelo estresse das turnês e pressão de empresários da música. Com isso, a banda quase não vem se apresentando ao vivo com frequência nos últimos anos, focando em apresentações esporádicas e lançamentos de estúdio.
A banda conseguiu se sobressair em uma década onde o que estava em alta era o Indie Rock. Mesmo tendo um nome que se assemelhava a várias bandas da época começando com "the" (assim como The Killers e The Strokes), era nítido que a influência e a proposta sonora do The Vines não tinha absolutamente nada a ver com o restante das bandas.
Faixas como Highly Envolved, Get Free, Don't Listen to the Radio, Fuck the World, Get Out, entre outras, mostram a intensidade da banda, sabendo alternar entre intensidade e calmaria, pegando boas referências de bandas da cena de Seattle como o Nirvana, por exemplo. Aliás, ser comparada a maior banda dos anos 90 não é nada mal.
Além disso, a banda ainda flertava bastante com aquela melodia suave e psicodélica que os Beatles adotaram na segunda metade da década de 60. Trazendo melodias bem suaves e arranjos musicais interessantes, a banda sempre transitou muito bem entre esses dois mundos.
O The Vines traz toda uma sonoridade de Garage Rock, sendo algo bem intenso e bem expressivo. Essa sonoridade traz muito dos anos 90 consigo, alternando-se muito bem entre intensidade e calmaria.
Outra coisa parecida entre Craig Nicholls e Kurt Cobain, além da paixão pela música e pela sonoridade apresentada, são suas condições psicológicas: enquanto Kurt Cobain demonstrava ter síndrome de Boderline, tendo uma forte instabilidade emocional e dificuldade com relações interpessoais, Craig já fora diagnosticado com síndrome de Asperger, trazendo dificuldades também em relações interpessoais, deixando o vocalista com fortes oscilações de humor e muita raiva.
Devido aos problemas de Craig e sua impossibilidade por grandes turnês, além de sua dificuldade nas relações interpessoais, a banda passou por várias formações, contando apenas com o guitarrista e vocalista durante todas elas.
O canal do Youtube chamado Minuto Indie fez um resumo do trabalho da banda, mostrando sua ascensão e sua queda, passando pelos problemas pessoais de Craig; clique abaixo para conferir.
FONTE: Rockstage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar


Autismo: rockstars famosos autistas, ou com suspeita de autismo


