A emocionante canção do Creedence que John Fogerty queria ter gravado de forma diferente
Por Bruce William
Postado em 17 de janeiro de 2025
"Wrote a Song for Everyone" foi lançada originalmente em agosto de 1969 como parte do álbum "Green River" do Creedence Clearwater Revival. Com quase cinco minutos de duração, é a faixa mais longa do disco. Em 2013, John Fogerty apresentou uma nova versão da canção em seu nono álbum solo, que leva o mesmo nome da música, desta vez com a participação de Miranda Lambert e Tom Morello.
Creedence C. Revival - + Novidades
A letra da música nasceu de uma experiência pessoal de Fogerty em 1969, quando ele tinha apenas 23 anos. Durante um pequeno desentendimento com sua então esposa, ela saiu de casa levando o filho pequeno. Segundo Fogerty, ele estava imerso em seu trabalho como músico, o que muitas vezes o afastava de sua família (via Powerpop). "Enquanto ela saía pela porta, eu disse para mim mesmo: 'Eu escrevi uma música para todo mundo, mas não consigo nem falar com você'. Olhei para o papel e mudei de direção na composição. Quantos grandes líderes não conseguem nem lidar com suas próprias famílias?", contou.
Fogerty transformou essa emoção em algo universal, referindo-se a temas maiores como líderes e movimentos sociais. O personagem retratado na canção, enfrentando dificuldades pessoais e sociais, tenta criar uma música que capture a verdade e ressoe universalmente, mas expressa frustração por não conseguir nem mesmo se conectar com quem ama: "Wrote a song for everyone, Wrote a song for truth, Wrote a song for everyone, And I couldn't even talk to you" ("Escrevi uma música para todos, Escrevi uma música pela verdade, Escrevi uma música para todos, E não consegui nem mesmo falar com você"). A menção a pessoas acorrentadas por mil anos e a manipulação da verdade pelos "faraós" reflete a perpetuação de sistemas opressores e a sensação de impotência diante deles.
Ele também admitiu que a gravação original não o satisfazia completamente. Conhecido por seu perfeccionismo, Fogerty percebeu "peculiaridades" na gravação que o incomodaram, embora passem despercebidas para a maioria. Ele chegou ao ponto de destruir todas as versões iniciais da música para garantir que nenhum outtake chegasse ao público, prática comum em sua carreira.
A canção, embora tenha suas nuances questionadas por seu próprio autor, é um marco no legado de Fogerty e do Creedence. Com seu tom introspectivo e melodia envolvente, "Wrote a Song for Everyone" continua ressoando como uma das obras mais profundas da banda, influenciando músicos como Jeff Tweedy, do Wilco. Mesmo com suas críticas pessoais, Fogerty nunca deixou de reconhecer o valor emocional e lírico dessa música que, de certa forma, o manteve com os pés no chão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
A pior faixa de encerramento de um disco do Metallica, segundo o Loudwire
O "pior músico" que Paul McCartney disse que os Beatles já tiveram
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
A opinião de Regis Tadeu sobre teoria de que Mayara Puertas assumiria vocal do Arch Enemy
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
Drowning Pool confirma turnê com três shows no Brasil



Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty
O dia em que o jogador Creedence Clearwater Couto conheceu o Creedence Clearwater Revisited
Bandas em família que terminaram mal


