Münzner perde a paciência e também acusa o líder do Obscura de roubo e plágio
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de janeiro de 2025
A banda alemã Obscura passou por uma grande reformulação em 2024, com a saída de todos os seus integrantes, exceto Steffen Kummerer, guitarrista, vocalista e fundador do grupo. A saída dos integrantes ocorreu aparentemente sem problemas, e os comentários alegaram apenas diferenças criativas. Como publicamos anteriormente, essa situação mudou completamente no início de 2025 com o lançamento do single "Evenfall", pois Steffen foi acusado de plágio e roubo de propriedade intelectual.
Segundo o ex-baixista Alex Weber, ele e seus colegas receberam confirmação por escrito de que suas músicas não seriam utilizadas no novo álbum, mas foi pego de surpresa ao ouvir "Evenfall" e encontrar diversas partes que ele afirma serem de sua autoria. As acusações foram comentadas por Max Phelps, colega de Alex na Exist, banda que usaria alguns desses arranjos em suas próprias músicas. "Vai além da melodia até as ideias rítmicas e desenvolvimento, quando a melodia aparece. Não são só as linhas de baixo, são as guitarras e linhas de bateria também", afirmou.
Após o comunicado de Alex, foi a vez de outro ex-integrante se pronunciar, o guitarrista Christian Münzner, que prometeu tomar providências contra a banda. "Eu não queria polêmica ou falar mal de ninguém, pois para mim estava tudo acabado quando postei minha saída alegando diferenças criativas e o capítulo estava fechado para mim, sem ressentimento com ninguém, e estava feliz e contente em seguir com novos projetos", disse, acrescentando que recebeu confirmação de que nenhum riff ou material que eles enviaram durante a composição do disco seria usado. "No entanto, a introdução do novo single é 100% nota por nota composta por Alex Weber, e não pediram permissão dele ou deram crédito como compositor", concluiu.
Assim como Alex, Christian planejava aproveitar o material em seus próprios projetos. Segundo ele, como recebeu confirmação de que seu trabalho não seria utilizado em um novo disco do Obscura, utilizou essas partes no disco de estreia do seu novo projeto, o Void Sector Zero, assim como em um novo álbum da banda Eternity's End. "Eu não tenho tempo ou dinheiro para compor novamente ou regravar nada disso", desabafou.
Como esperado, os fãs não deixaram de lado e atacaram a banda em suas redes sociais. Em um post, um fã ponderou sobre a possibilidade de nada disso ser verdadeiro, e que os fãs deveriam esperar Steffen se manifestar. Como Christian havia saído do Obscura pela primeira vez em 2014, após seis anos com a banda, retornando em 2020, o fã comentou que ele teria sido "chutado de novo" do Obscura, e recebeu a seguinte resposta do guitarrista: "Eu não fui 'chutado' da banda. Nós saímos, pois achamos que o disco não estava pronto ainda e as músicas não estavam boas ainda e precisávamos de mais tempo, mas Steffen insistiu em manter a agenda com o estúdio. Não queríamos estar em um álbum que não considerávamos bom o bastante. Isso pode ser provado via conversas por e-mail."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps