Alex Weber e Max Phelps acusam Obscura de plágio e banda é detonada por fãs
Por Emanuel Seagal
Postado em 15 de janeiro de 2025
A banda alemã Obscura iniciou 2025 com o lançamento do single "Evenfall", dando uma amostra do seu sétimo álbum de estúdio, "A Sonification", cujo lançamento deve ocorrer no dia 7 de fevereiro, pela gravadora Nuclear Blast. Para decepção dos fãs, Steffen Kummerer, líder do grupo, está sendo acusado de plágio e roubo de propriedade intelectual.

Em 2024, o baixista Alex Weber (Exist), o baterista David Diepold (Cognizance) e o guitarrista Christian Münzner (Eternity's End, Eschaton) deixaram o Obscura. Alex afirmou que os integrantes receberam confirmação por escrito de que suas músicas não seriam utilizadas no novo álbum, porém ele foi pego de surpresa ao ouvir "Evenfall". Segue abaixo o comunicado do músico, publicado em suas redes sociais.
"Eu REALMENTE esperava que não chegasse a isso… Não sou de criar drama e fazer polêmica desnecessariamente, mas fico triste em saber que a nova música do Obscura contém melodias que compus e melodias que não dei permissão para Steffen usar. Antes de todos deixarmos a banda, recebemos uma confirmação por escrito de que o material que contribuímos para o disco não seria usado, mas este vídeo mostra claramente que minha melodia foi usada nota por nota.
"Teria sido diferente se eu fosse creditado por isso ou tivesse dado a ele permissão por escrito para usá-la, mas não foi o caso. Não se trata de dinheiro ou mesmo ser tão apegado à melodia, é uma questão de princípio e roubo de propriedade intelectual.
"Sei que, devido aos prazos, Steffen estava em uma posição difícil quando todos deixamos a banda, mas agora estou preocupado de que mais músicas que Chris e eu escrevemos para este álbum ainda seja usada sem nosso consentimento.
"Eu sempre prefiro seguir outro caminho, mas não gosto de como essa situação foi tratada. NÃO é legal usar a música de outra pessoa, independentemente de quanto ou quão pouco foi usada, especialmente sem crédito."
Max Phelps, colega de Alex na banda Exist, apoiou o amigo e foi mais longe, apontando todas as partes do suposto plágio. Leia abaixo o seu comunicado.
"Eu nunca quis fazer um post como esse, mas tenho que apoiar meu irmão nisso. A nova música do Obscura foi roubada.
"Alex apresentou as partes em questão há algum tempo e estávamos trabalhando nelas para um arranjo do Exist, então estou pessoalmente familiarizado com elas. Eu até argumentaria que Alex pegou leve sobre o plágio na forma que ele escreveu… vai além da melodia até as ideias rítmicas e desenvolvimento quando a melodia aparece. Não são só as linhas de baixo, são as guitarras e linhas de bateria também.
"Aqui estão as partes plagiadas. 0:00 - 1:15, 2:14 - 2:34, 4:49 - 5:35. São 2 minutos e meio de uma música de 5 minutos e meio.
"Elas não eram para Steffen usar e agora ele está tentando desrespeitar Alex alegando que as 'mudou drasticamente'. Ele não fez isso... não é nem remotamente subjetivo e há violações de direitos autorais o tempo todo sobre ideias musicais muito menores.
"Quero deixar claro que Steffen é um bom amigo meu há anos e ajudou muito o Alex, eu e o Exist, incluindo nos levar em turnê, mesmo quando nossa banda realmente não era muito conhecida. Todos somos gratos por isso, o que infelizmente torna ainda mais difícil e uma grande decepção.
"Se Alex ainda quiser usar os riffs, então os usaremos e não há nada que Steffen possa fazer porque eles não são legalmente propriedade intelectual dele ou de sua gravadora.
"A propósito, Robin Zielhorst é incrível e me sentirei mal se ele e os outros novos integrantes forem envolvidos nisso."
A banda Obscura não se pronunciou oficialmente a respeito até o momento. Nos comentários dos seus posts nas redes sociais os fãs não deixaram barato. "Adorei a contribuição do Alex! Opa, peraí…", zombou um fã.
Confira no player abaixo o vídeo compartilhado por Alex, comparando suas gravações com as do novo single do Obscura.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa

Death Metal: cinco bateristas do gênero que são insanos


