Alex Weber e Max Phelps acusam Obscura de plágio e banda é detonada por fãs
Por Emanuel Seagal
Postado em 15 de janeiro de 2025
A banda alemã Obscura iniciou 2025 com o lançamento do single "Evenfall", dando uma amostra do seu sétimo álbum de estúdio, "A Sonification", cujo lançamento deve ocorrer no dia 7 de fevereiro, pela gravadora Nuclear Blast. Para decepção dos fãs, Steffen Kummerer, líder do grupo, está sendo acusado de plágio e roubo de propriedade intelectual.
Em 2024, o baixista Alex Weber (Exist), o baterista David Diepold (Cognizance) e o guitarrista Christian Münzner (Eternity's End, Eschaton) deixaram o Obscura. Alex afirmou que os integrantes receberam confirmação por escrito de que suas músicas não seriam utilizadas no novo álbum, porém ele foi pego de surpresa ao ouvir "Evenfall". Segue abaixo o comunicado do músico, publicado em suas redes sociais.
"Eu REALMENTE esperava que não chegasse a isso… Não sou de criar drama e fazer polêmica desnecessariamente, mas fico triste em saber que a nova música do Obscura contém melodias que compus e melodias que não dei permissão para Steffen usar. Antes de todos deixarmos a banda, recebemos uma confirmação por escrito de que o material que contribuímos para o disco não seria usado, mas este vídeo mostra claramente que minha melodia foi usada nota por nota.
"Teria sido diferente se eu fosse creditado por isso ou tivesse dado a ele permissão por escrito para usá-la, mas não foi o caso. Não se trata de dinheiro ou mesmo ser tão apegado à melodia, é uma questão de princípio e roubo de propriedade intelectual.
"Sei que, devido aos prazos, Steffen estava em uma posição difícil quando todos deixamos a banda, mas agora estou preocupado de que mais músicas que Chris e eu escrevemos para este álbum ainda seja usada sem nosso consentimento.
"Eu sempre prefiro seguir outro caminho, mas não gosto de como essa situação foi tratada. NÃO é legal usar a música de outra pessoa, independentemente de quanto ou quão pouco foi usada, especialmente sem crédito."
Max Phelps, colega de Alex na banda Exist, apoiou o amigo e foi mais longe, apontando todas as partes do suposto plágio. Leia abaixo o seu comunicado.
"Eu nunca quis fazer um post como esse, mas tenho que apoiar meu irmão nisso. A nova música do Obscura foi roubada.
"Alex apresentou as partes em questão há algum tempo e estávamos trabalhando nelas para um arranjo do Exist, então estou pessoalmente familiarizado com elas. Eu até argumentaria que Alex pegou leve sobre o plágio na forma que ele escreveu… vai além da melodia até as ideias rítmicas e desenvolvimento quando a melodia aparece. Não são só as linhas de baixo, são as guitarras e linhas de bateria também.
"Aqui estão as partes plagiadas. 0:00 - 1:15, 2:14 - 2:34, 4:49 - 5:35. São 2 minutos e meio de uma música de 5 minutos e meio.
"Elas não eram para Steffen usar e agora ele está tentando desrespeitar Alex alegando que as 'mudou drasticamente'. Ele não fez isso... não é nem remotamente subjetivo e há violações de direitos autorais o tempo todo sobre ideias musicais muito menores.
"Quero deixar claro que Steffen é um bom amigo meu há anos e ajudou muito o Alex, eu e o Exist, incluindo nos levar em turnê, mesmo quando nossa banda realmente não era muito conhecida. Todos somos gratos por isso, o que infelizmente torna ainda mais difícil e uma grande decepção.
"Se Alex ainda quiser usar os riffs, então os usaremos e não há nada que Steffen possa fazer porque eles não são legalmente propriedade intelectual dele ou de sua gravadora.
"A propósito, Robin Zielhorst é incrível e me sentirei mal se ele e os outros novos integrantes forem envolvidos nisso."
A banda Obscura não se pronunciou oficialmente a respeito até o momento. Nos comentários dos seus posts nas redes sociais os fãs não deixaram barato. "Adorei a contribuição do Alex! Opa, peraí…", zombou um fã.
Confira no player abaixo o vídeo compartilhado por Alex, comparando suas gravações com as do novo single do Obscura.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps