O curioso tempo verbal que Renato Russo utilizava de propósito nas letras da Legião Urbana
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de janeiro de 2025
Renato Russo, líder da Legião Urbana, marcou sua obra com escolhas estilísticas que reforçam sua conexão com o público. Entre essas, está o uso frequente do imperativo, como apontado pela escritora Julliany Mucury, autora do livro "Renato o Russo". Durante entrevista ao podcast Pitadas do Sal, ela analisou a canção "Plantas Embaixo do Aquário", do álbum "Dois", trazendo à tona esse recurso verbal como uma característica marcante do artista.
Legião Urbana - Mais Novidades
A música, cuja mensagem central é um apelo à razão e à paz, utiliza expressões como "Faça do bom senso a nova ordem, não deixe a guerra começar". O tom imperativo das frases transforma os versos em orientações diretas, quase didáticas, aproximando Renato do ouvinte.
"Mais uma vez, vemos o uso frequente dos verbos no imperativo, algo característico do Renato. Vocês repararam isso? Isso cria uma conexão poderosa com quem ouve, fazendo dele uma figura de inspiração e orientação. É como se ele dissesse: ‘Olha, siga por aqui. Aqui está o caminho’. É uma pessoa dizendo no imperativo o que deve ser feito.", explicou Mucury.
O imperativo é o tempo verbal que indica ordem, conselho ou convite. Ele propõe ações, como nos versos citados, criando uma relação de autoridade ou de guia entre quem fala e quem ouve. No caso de Renato Russo, esse uso reforça a imagem de um mentor ou líder inspirador, qualidade que permeia boa parte de sua obra.
Além do recurso verbal, a canção também surpreende com experimentações sonoras: "Quando você está usando fones de ouvido, percebe algo curioso: de um lado, Renato canta em inglês; do outro, em francês. Acho que houve uma certa glamorização aí, sabe? Essa demonstração de um Renato mais erudito. Talvez por isso ele tenha dado tanta importância a essa música. É uma letra curta, com uma mensagem compacta, que poderia até ser integrada a outras canções", concluiu.
Confira a live completa aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
O cantor promessa do rock que Digão do Raimundos achou chato após três músicas
O músico que Jack Black sempre quis ser e pelo qual era "obcecado"

A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Por que IA vai imitar melhor Chico Buarque do que Renato Russo, segundo escritor
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A reação de Carlos Trilha quando gravadora propôs R$ 400 por sua obra na Legião Urbana


