Ex-guitarrista diz que Vivian Campbell foi desrespeitoso com Dio: "Não houve frente unida"
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de janeiro de 2025
Craig Goldy, ex-guitarrista da banda Dio, criticou publicamente Vivian Campbell, seu antecessor no grupo, alegando que ele foi "muito desrespeitoso" com Ronnie James Dio e que sua saída da banda foi motivada por questões financeiras. Em entrevista recente ao programa Totem Paul Radio (via Ultimate Guitar), Goldy compartilhou detalhes sobre as tensões internas que marcaram a relação entre Campbell e o lendário vocalista.

Vivian Campbell, conhecido por seu papel nos primeiros álbuns do Dio, como "Holy Diver" e "The Last in Line", se tornou como um elemento crucial da formação original da banda. Porém, segundo Goldy, os problemas começaram a surgir por volta do terceiro álbum, Sacred Heart, lançado em 1985.
"Ronnie sabia que os caras não estavam dando tudo de si", afirmou Goldy. Ele explicou que havia um acordo informal de que a banda se tornaria "igualitária" após o terceiro álbum, mas a interpretação literal desse acordo gerou conflitos.
"Havia uma conversa sobre a banda ser de participação igual por volta do terceiro álbum", disse Goldy. "Mas eles levaram isso literalmente, como se, no dia do terceiro álbum, tudo fosse igual."
Dio, por sua vez, explicou que o objetivo era que todos atingissem um nível similar de notoriedade para justificar a divisão igualitária, algo que, segundo Goldy, Campbell não conseguiu alcançar.
Embora os outros membros da banda, como o baixista Jimmy Bain e o baterista Vinny Appice, tenham apoiado publicamente Campbell em entrevistas passadas, Goldy afirmou que foi Campbell quem liderou o confronto com Dio.
"Não houve uma frente unida — foi só o Viv", declarou Goldy. "Se todos pensavam como ele, por que não enfrentaram Ronnie juntos? Por que apenas Viv foi confrontá-lo diretamente?" Segundo Goldy, Campbell demonstrava um "sentimento de direito" e desrespeito em várias ocasiões, algo que Dio não tolerava. "Ele tinha um senso de direito. Era um cara bom, gentil na maior parte do tempo, mas não conquistou seu lugar como Jimmy, Vinny e Ronnie conquistaram", afirmou Goldy.
Um ponto recorrente em discussões sobre os problemas internos da banda é a suposta influência de Wendy Dio, então esposa e empresária de Ronnie. No entanto, Goldy refutou essa teoria.
"Muita gente pensa que foi influência da Wendy. Não foi", garantiu o guitarrista. "Eu vi Ronnie enfrentar Wendy como um lobo raivoso… Isso não tinha nada a ver com ela. Era uma questão de respeito. E Ronnie estava cansado de ser desrespeitado."
Goldy também revelou que Dio fez sacrifícios financeiros para manter o padrão de suas produções ao vivo, como o famoso dragão de 5,5 metros usado na turnê de "Sacred Heart". "Ronnie aceitou um corte no salário enquanto os outros membros recebiam aumentos. Se eles fossem membros de participação igual, aposto que o dinheiro seria mais importante que o dragão", disse Goldy. "Mas Ronnie fez isso pelos fãs e sem aumentar os preços dos ingressos."
Mesmo anos após a morte de Ronnie James Dio, em 2010, as disputas envolvendo sua banda continuam sendo tema de debates. Goldy destacou que o legado de Dio transcende questões financeiras, enquanto insinua que as ações de Campbell tiveram motivações egoístas. "O dragão de 18 pés será lembrado para sempre. Duvido que a conta bancária de Vinny Appice seja tão discutida quanto isso", concluiu Goldy.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Titãs anuncia primeiras datas da turnê que celebra os 40 anos de "Cabeça Dinossauro"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Os ícones do heavy metal que são os heróis de Chuck Billy, vocalista do Testament
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A banda que vendeu muito, mas deixou Ronnie James Dio sem ver a cor do dinheiro
Battle Beast anuncia a saída da vocalista Noora Louhimo
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos


O músico "complicado" com quem Ronnie James Dio teve que trabalhar; "uma pessoa realmente ruim"
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Dez álbuns lançados nos anos 80 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez
Bruce Dickinson teve em "Number Of The Beast" o mesmo problema de Dio em "Heaven And Hell"


