A diferença entre o Rage Against the Machine e o Audioslave, segundo Tom Morello
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de fevereiro de 2025
O guitarrista Tom Morello revelou a principal diferença entre suas bandas mais famosas, Rage Against the Machine e Audioslave. Em entrevista ao podcast The Magnificent Others (via Ultimate Guitar), Morello destacou como a abordagem musical de cada grupo influenciou sua forma de tocar.
RATM - Mais Novidades
"O sucesso musical do Rage Against the Machine, na minha visão, é que era uma versão hard rock e punk da fórmula de James Brown: tudo volta para o ‘um’. É o um, o um, o um, o um", explicou Morello.
Segundo ele, a simplicidade na estrutura das músicas do Rage foi essencial para a força do som da banda. "Talvez não haja uma mudança de acorde no catálogo do Rage Against the Machine. E é isso que traz sua dinâmica, sua potência. É o que faz o público enlouquecer daquele jeito", afirmou.
Já no Audioslave, a liberdade criativa foi maior, principalmente porque Chris Cornell, ex-vocalista do Soundgarden, preferia focar em melodias e letras. "Quando comecei a tocar com Chris, isso realmente me libertou. Ele tinha sido o principal compositor do Soundgarden e disse: 'Não quero fazer isso. Quero me concentrar nas letras e na melodia. Joguem coisas para mim'", relembrou Morello.
Apesar do impacto duradouro de ambas as bandas, as chances de um retorno são nulas. Em 2024, o baterista Brad Wilk confirmou que o Rage Against the Machine não voltará a tocar ao vivo. Já o Audioslave chegou ao fim com a trágica morte de Cornell, em 2017.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
Kirk Hammett diz que melhores partes do "Black Album" surgiram "do nada"
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
O grande problema do show de Roger Waters, segundo Ed Motta
O álbum do Pink Floyd que quase impediu Humberto Gessinger de ser músico

A carteirada de Tom Morello sobre Jimmy Page para ajudar o próprio filho
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera


