A diferença entre o Rage Against the Machine e o Audioslave, segundo Tom Morello
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de fevereiro de 2025
O guitarrista Tom Morello revelou a principal diferença entre suas bandas mais famosas, Rage Against the Machine e Audioslave. Em entrevista ao podcast The Magnificent Others (via Ultimate Guitar), Morello destacou como a abordagem musical de cada grupo influenciou sua forma de tocar.
RATM - Mais Novidades
"O sucesso musical do Rage Against the Machine, na minha visão, é que era uma versão hard rock e punk da fórmula de James Brown: tudo volta para o ‘um’. É o um, o um, o um, o um", explicou Morello.
Segundo ele, a simplicidade na estrutura das músicas do Rage foi essencial para a força do som da banda. "Talvez não haja uma mudança de acorde no catálogo do Rage Against the Machine. E é isso que traz sua dinâmica, sua potência. É o que faz o público enlouquecer daquele jeito", afirmou.
Já no Audioslave, a liberdade criativa foi maior, principalmente porque Chris Cornell, ex-vocalista do Soundgarden, preferia focar em melodias e letras. "Quando comecei a tocar com Chris, isso realmente me libertou. Ele tinha sido o principal compositor do Soundgarden e disse: 'Não quero fazer isso. Quero me concentrar nas letras e na melodia. Joguem coisas para mim'", relembrou Morello.
Apesar do impacto duradouro de ambas as bandas, as chances de um retorno são nulas. Em 2024, o baterista Brad Wilk confirmou que o Rage Against the Machine não voltará a tocar ao vivo. Já o Audioslave chegou ao fim com a trágica morte de Cornell, em 2017.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Bob Daisley chama de "verdadeiro crime" falta de crédito em clássico de Ozzy Osbourne
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
A melhor música de cada álbum do Ozzy Osbourne, de acordo com a Loudwire
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Rolling Stones lançam amanhã música sob nome falso e segue o mistério sobre novo álbum
AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
Roger Waters procura vocalista para banda cover de Pink Floyd do filho
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"

Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
A música do Limp Bizkit que fez o Rage Against The Machine encerrar atividades
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Tom Morello revela quem é seu guitarrista preferido de todos os tempos


