Ian Anderson relembra passagem de Tony Iommi pelo Jethro Tull
Por João Renato Alves
Postado em 18 de fevereiro de 2025
Líder do Jethro Tull, Ian Anderson concedeu entrevista à rádio americana Q104.3. Nela, foi convidada a recordar a breve passagem de Tony Iommi pela banda. O guitarrista se apresentou com o grupo no espetáculo "Rock and Roll Circus", dos Rolling Stones, em dezembro de 1968. Disse o músico, conforme repercussão do Blabbermouth:
"Bem, a única pessoa que estava ao vivo na performance era eu. A banda estava fazendo playback. Nosso guitarrista na época tinha ido embora, Mick Abrahams. E então Tony Iommi, que conhecíamos e tínhamos tocado um pouco juntos, entrou para dublar a parte da guitarra. Mas ele estava um pouco envergonhado, colocou um chapéu que tapava o rosto. Foi um pouco embaraçoso, porque todos os outros tocaram ao vivo: os Rolling Stones, The Who, John Lennon e Yoko Ono... E eu me senti um pouco charlatão pelo fato de estar cantando com uma trilha de apoio. Mas nos pediram para fazer isso. Explicamos a situação e eles pareceram felizes o suficiente com isso. Então, aparecemos por alguns dias em um estúdio de TV perto de Londres."


Logo depois, Tony Iommi voltou para o Earth, que mudaria o nome para Black Sabbath posteriormente. Anderson entendeu a situação e não muda de opinião até hoje. Ainda assim, entende que foi bom trabalhar com o colega.
"Bem, tudo deu certo. Tony se divertiu muito tocando conosco por alguns dias, ele foi um cara ótimo. Somos bons amigos até hoje. Mas o lugar natural, dado seu estilo musical muito distinto, certamente estava embutido no protótipo do Black Sabbath e se concretizou um ou dois anos depois, quando a banda se tornou cada vez mais uma força importante. E acho que hoje eles são o epítome do que é o heavy metal. Foi onde realmente começou."

A performance dublada do Jethro Tull para "Song For Jeffrey" pode ser conferida no player abaixo. Mick Jagger fez a introdução.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps