A banda que deu uma de João-sem-braço no Deep Purple e enfrentou quente vingança
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de fevereiro de 2025
A rivalidade entre bandas de rock sempre gerou histórias curiosas, mas poucas são tão explosivas quanto o embate entre Deep Purple e Yes no Jazz and Blues Festival de Plumpton, na Inglaterra. O evento, realizado nos anos 1970, colocou as duas bandas no mesmo lineup, mas uma disputa sobre quem fecharia a noite terminou em caos.
Deep Purple - Mais Novidades
A confusão começou quando o Deep Purple reivindicou o posto de banda principal. No entanto, segundo relatos, o Yes teria simulado um atraso na logística, forçando o grupo de Ritchie Blackmore a subir ao palco antes. Para Blackmore, aquilo foi uma afronta – e ele decidiu revidar de forma extrema. "Queriam que tocássemos antes? Então ninguém mais toca"
Em entrevista à Billboard (via Igor Miranda), o baixista Roger Glover relembrou a noite tensa: "Ian Gillan e eu estávamos na banda há apenas alguns meses naquele momento. Houve uma discussão sobre quem fecharia o festival, e eles venceram. Ritchie ateou fogo em seus amplificadores e os fez explodir no palco. Com isso, o show do Yes atrasou muito e eles não ficaram nada felizes com isso."
O vocalista Ian Gillan, em depoimento resgatado no livro "Deep Purple 1968-1976", confirmou a versão e acusou o Yes de agir de má-fé: "O Yes deu uma de João-sem-braço e não apareceu no horário combinado, então tivemos que tocar primeiro. Queríamos fechar o show… na verdade, tinha sido acordado que fecharíamos, mas como eles não estavam por ali, tivemos que subir ao palco. Nossa ideia era fazer o palco vir abaixo e sermos a última banda do dia, quer o Yes gostasse ou não."
E foi exatamente o que aconteceu. Segundo relatos, Blackmore encharcou seus amplificadores com gasolina e pediu a um roadie para acender um pano embebido em querosene. O resultado foi uma explosão no meio do palco, com labaredas que obrigaram os organizadores a interromper o evento temporariamente.
Apesar do episódio incendiário, a rivalidade entre Deep Purple e Yes não deixou marcas duradouras. Glover afirmou que os encontros posteriores entre os músicos foram amigáveis: "Tivemos várias conexões desde então. Eles são uma ótima banda. Nós vimos Steve Howe alguns anos atrás. Sempre nos demos bem, sem ressentimentos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Blackmore's Night cancela shows devido a questões de saúde
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Como surgiu a incrível sintonia entre Steve Morse e Jon Lord no Deep Purple
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Ritchie Blackmore revela traço pouco conhecido da personalidade de Jeff Beck
A artista que Ritchie Blackmore chamou de "os Beatles desta geração"
A incrível banda que para Max Cavalera é a mais subestimada do Metal
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock


