A banda que deu uma de João-sem-braço no Deep Purple e enfrentou quente vingança
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de fevereiro de 2025
A rivalidade entre bandas de rock sempre gerou histórias curiosas, mas poucas são tão explosivas quanto o embate entre Deep Purple e Yes no Jazz and Blues Festival de Plumpton, na Inglaterra. O evento, realizado nos anos 1970, colocou as duas bandas no mesmo lineup, mas uma disputa sobre quem fecharia a noite terminou em caos.
Deep Purple - Mais Novidades
A confusão começou quando o Deep Purple reivindicou o posto de banda principal. No entanto, segundo relatos, o Yes teria simulado um atraso na logística, forçando o grupo de Ritchie Blackmore a subir ao palco antes. Para Blackmore, aquilo foi uma afronta – e ele decidiu revidar de forma extrema. "Queriam que tocássemos antes? Então ninguém mais toca"
Em entrevista à Billboard (via Igor Miranda), o baixista Roger Glover relembrou a noite tensa: "Ian Gillan e eu estávamos na banda há apenas alguns meses naquele momento. Houve uma discussão sobre quem fecharia o festival, e eles venceram. Ritchie ateou fogo em seus amplificadores e os fez explodir no palco. Com isso, o show do Yes atrasou muito e eles não ficaram nada felizes com isso."
O vocalista Ian Gillan, em depoimento resgatado no livro "Deep Purple 1968-1976", confirmou a versão e acusou o Yes de agir de má-fé: "O Yes deu uma de João-sem-braço e não apareceu no horário combinado, então tivemos que tocar primeiro. Queríamos fechar o show… na verdade, tinha sido acordado que fecharíamos, mas como eles não estavam por ali, tivemos que subir ao palco. Nossa ideia era fazer o palco vir abaixo e sermos a última banda do dia, quer o Yes gostasse ou não."
E foi exatamente o que aconteceu. Segundo relatos, Blackmore encharcou seus amplificadores com gasolina e pediu a um roadie para acender um pano embebido em querosene. O resultado foi uma explosão no meio do palco, com labaredas que obrigaram os organizadores a interromper o evento temporariamente.
Apesar do episódio incendiário, a rivalidade entre Deep Purple e Yes não deixou marcas duradouras. Glover afirmou que os encontros posteriores entre os músicos foram amigáveis: "Tivemos várias conexões desde então. Eles são uma ótima banda. Nós vimos Steve Howe alguns anos atrás. Sempre nos demos bem, sem ressentimentos."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Para criticar Ace Frehley, Gene Simmons mente que ninguém morre devido a quedas
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush


A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Glenn Hughes celebra 28 anos de sobriedade; "Pela graça de Deus, estou vivendo uma vida limpa"
A banda que Ritchie Blackmore se envergonha de ter feito parte; "Você aprende com os erros"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Ritchie Blackmore,ex-Deep Purple, fala sobre sua complicada relação com Ian Gillan
Bruce Dickinson: vocalista revela o seu "Deus do rock" e qual música o iniciou no metal


