A metáfora sobre arte de Fernanda Montenegro que Cazuza disse não concordar
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de fevereiro de 2025
A relação entre arte e disciplina já foi debatida por muitos artistas. Cazuza, em uma entrevista à BIZZ publicada em março de 1988, discordou da visão de Fernanda Montenegro sobre o papel do artista. Segundo o músico, a atriz havia comparado o trabalho na arte ao de um operário, ideia que o cantor rejeitava. Para ele, a criação artística não pode ser reduzida a um processo mecânico.
Cazuza - Mais Novidades
"O artista não está ali operando um paciente. Por mais que diga que é o operário da arte — a dona Fernanda Montenegro disse isso... — eu não acredito que ninguém possa ser operário da arte, porque a arte contém a transformação do homem numa máquina. Como a religião, ela é uma coisa feita para a pessoa daquele varão..."
O autor de "Exagerado" e "Maior Abandonado" via a arte como expressão de um sentimento humano profundo, impulsionado pela insatisfação. Ele associava essa inquietação à boemia e à vida noturna, que, segundo ele, são frequentadas por pessoas que buscam viver suas fantasias.
"Acho que o poeta é um insatisfeito. Então a noite, a vida noturna, a vida da boemia, da farra, são geralmente frequentadas por pessoas insatisfeitas... Senão, sei lá, elas estariam em casa, por exemplo. Quando uma pessoa vai para o circuito é porque está a fim de viver suas fantasias, de mostrá-las para os outros..."
Ainda que tenha abandonado o estilo de vida desregrado, ele entendia esse comportamento como reflexo da necessidade de expressão do artista. "Acho que é a própria insatisfação do artista que o leva a ter uma vida desregrada. Eu parei com isso, mas entendo."
Por fim, Cazuza também fazia uma distinção entre poesia e música popular. Embora fosse considerado poeta, preferia o termo "letrista", reforçando a ideia de que a arte não segue regras fixas. "Para mim, como poeta... Você diz que eu sou poeta, mas eu me considero um letrista, do gosto de falar que sou letrista, porque acho que tem uma distância entre poesia e música popular."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Duff McKagan revela planos do Guns N' Roses; "Não sabemos tocar no automático"
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Wacken Open Air abre sindicância interna após incidentes relatados pelo público
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
Bruce Dickinson revela dificuldade em conseguir gostar do Batman
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot



O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
A banda argentina que teve um cover de Cazuza como primeiro sucesso
O hit do Barão Vermelho assinado por Cazuza, Roberto Frejat e Clarice Lispector
O hit de Cazuza que Ritchie alterou letra quando regravou por achar muito ofensivo


