A metáfora sobre arte de Fernanda Montenegro que Cazuza disse não concordar
Por Gustavo Maiato
Postado em 09 de fevereiro de 2025
A relação entre arte e disciplina já foi debatida por muitos artistas. Cazuza, em uma entrevista à BIZZ publicada em março de 1988, discordou da visão de Fernanda Montenegro sobre o papel do artista. Segundo o músico, a atriz havia comparado o trabalho na arte ao de um operário, ideia que o cantor rejeitava. Para ele, a criação artística não pode ser reduzida a um processo mecânico.
Cazuza - Mais Novidades
"O artista não está ali operando um paciente. Por mais que diga que é o operário da arte — a dona Fernanda Montenegro disse isso... — eu não acredito que ninguém possa ser operário da arte, porque a arte contém a transformação do homem numa máquina. Como a religião, ela é uma coisa feita para a pessoa daquele varão..."
O autor de "Exagerado" e "Maior Abandonado" via a arte como expressão de um sentimento humano profundo, impulsionado pela insatisfação. Ele associava essa inquietação à boemia e à vida noturna, que, segundo ele, são frequentadas por pessoas que buscam viver suas fantasias.
"Acho que o poeta é um insatisfeito. Então a noite, a vida noturna, a vida da boemia, da farra, são geralmente frequentadas por pessoas insatisfeitas... Senão, sei lá, elas estariam em casa, por exemplo. Quando uma pessoa vai para o circuito é porque está a fim de viver suas fantasias, de mostrá-las para os outros..."
Ainda que tenha abandonado o estilo de vida desregrado, ele entendia esse comportamento como reflexo da necessidade de expressão do artista. "Acho que é a própria insatisfação do artista que o leva a ter uma vida desregrada. Eu parei com isso, mas entendo."
Por fim, Cazuza também fazia uma distinção entre poesia e música popular. Embora fosse considerado poeta, preferia o termo "letrista", reforçando a ideia de que a arte não segue regras fixas. "Para mim, como poeta... Você diz que eu sou poeta, mas eu me considero um letrista, do gosto de falar que sou letrista, porque acho que tem uma distância entre poesia e música popular."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
Angra celebra 30 anos de "Holy Land" com primeira edição do álbum em vinil
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
A melhor música dos Beatles de cada integrante, segundo John Lennon
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
A canção do The Who que Pete Townshend criou para imitar os Rolling Stones
O hit do Nightwish com que Anette Olzon não concordava e virava as costas no palco
Estudo aponta que fãs de heavy metal aguentam sentir dor por mais tempo
Soundgarden fará show do intervalo na abertura da temporada 2026/27 da NFL

O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
A banda argentina que teve um cover de Cazuza como primeiro sucesso
O hit do Barão Vermelho assinado por Cazuza, Roberto Frejat e Clarice Lispector
O hit de Cazuza que Ritchie alterou letra quando regravou por achar muito ofensivo


