A banda que Thom Yorke do Radiohead odeia: "Eles nos imitam e ainda falam mal de nós"
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de fevereiro de 2025
Thom Yorke, vocalista do Radiohead, nunca foi de se envolver em brigas desnecessárias, mas ao longo dos anos, não poupou palavras para criticar bandas que o incomodam. Entre elas, Muse é o grupo que mais o irrita. As entrevistas foram compiladas pela Far out.
Radiohead - Mais Novidades
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Embora o trio britânico tenha sido apontado como "os novos Radiohead" quando surgiu nos anos 1990, Yorke nunca engoliu a comparação. Para ele, Muse não apenas copiou sua banda, como também os criticou publicamente. "Eu traço a linha no Muse", disse Yorke em 2001. "Eles nos esculacham abertamente, ao mesmo tempo em que nos copiam descaradamente."
O vocalista não aceitou a postura de Matt Bellamy e companhia. "Como é que eles ousam?", questionou. "Uma coisa é imitar, outra é criticar a pessoa que você está imitando. Isso não é legal, é um karma incrivelmente ruim."
Mesmo que Muse tenha se consolidado como um dos maiores nomes do rock nas últimas décadas, a banda segue sendo alvo de deboche entre fãs do Radiohead. E Yorke não perdeu a oportunidade de ironizar o grupo novamente em 2019, ao dizer ao Sunday Times que evita as recomendações das plataformas de streaming porque "todas mandam ouvir Muse".
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Bandas que Thom Yorke odeia
Thom Yorke, líder do Radiohead, nunca teve medo de expressar suas opiniões sobre outras bandas – e, muitas vezes, suas críticas foram duras. Além de já ter chamado o Muse de imitador descarado, Yorke também demonstrou desprezo por um dos grandes nomes do rock dos anos 1960: Jim Morrison e o The Doors.
Em entrevista ao fanzine The Scene em 1992, Yorke criticou a cultura do "ego rock" e usou Morrison como exemplo do que desprezava. "Eu tenho um desprezo patológico por ele e tudo que o cerca", declarou. "Jim Morrison é um gordo, um desgraçado sem talento, e está morto."
A rejeição de Yorke ao mito do rockstar prepotente influenciou letras do Radiohead, como Anyone Can Play Guitar, que ironiza a idolatria excessiva. Para o vocalista, artistas como Iggy Pop e o The Stooges sabiam rir de si mesmos, algo que faltava em Morrison.
![Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal](https://whiplash.net/reclames/anunciar_diabo_336x280.gif)
Yorke não foi o único a criticar o vocalista do The Doors. Lou Reed, Frank Zappa e até o ex-empresário do Ramones, Danny Fields, também já minimizaram sua importância no rock. Com isso, Jim Morrison entra para a lista de artistas que Thom Yorke jamais colocaria em sua playlist.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps