"Não tenho a menor saudade daquela época", diz Humberto Gessinger sobre os anos oitenta
Por Bruce William
Postado em 06 de fevereiro de 2025
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii, falou sobre a nostalgia dos anos 80 e o impacto das mudanças na música brasileira. Para ele, a ideia de que as canções daquela época eram superiores ignora a responsabilidade dos próprios artistas sobre o que veio depois.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
"Acho engraçado, ninguém que fala isso se sente responsável pela maneira como o mundo ficou. É como: 'eu fiz a minha parte direitinho, se está uma merda agora não tem nada a ver comigo'." Segundo Gessinger, cada geração precisa lidar com seu próprio tempo e não faz sentido romantizar o passado.
Quando questionado sobre o domínio do sertanejo e do funk no Brasil, ele foi direto: "Talvez o Brasil seja isso, né? Talvez fosse uma ilusão outro tipo de música iluminar." Apesar das mudanças no cenário musical, ele vê vantagens no momento atual. "Se estivéssemos nos anos 80, meu primeiro disco não estaria disponível, estaria fora de catálogo, mas hoje está aí, acessível."
Para ele, o acesso ao público hoje é mais direto e independente. "Não tenho a menor saudade daquela época." Segundo Gessinger, seu foco está no presente, sem apego ao passado ou às exigências do mercado.
Sobre a pressão para reunir os Engenheiros do Hawaii, ele minimizou o assunto. "Cada vez que as pessoas conhecem mais o trabalho que estou fazendo, menos forte fica esse ruído. Foram sete anos da minha carreira, legais pra caramba, mas ela tem 40." Segundo ele, a insistência nesse tema é mais comercial do que artística.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
Lita Ford lança "Dracula", sua primeira música inédita desde 2012
"Ozzy & Black Sabbath: Back To The Beginning" ganha versões físicas em dezembro
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
O instrumento que Steven Tyler quebrou gravando um clássico do Aerosmith e ninguém consertou
A música favorita de Pete Townshend, do The Who; "É tudo o que eu gostaria de fazer"
Jorn Lande explica por que prefere Black Sabbath com Dio

Humberto Gessinger e Andreas Kisser apontam o que faltou ao rock nacional dos anos 80
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
O megahit do rock nacional dos anos 1980 que encantou Richie Sambora do Bon Jovi
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
Humberto Gessinger adorou quando Raimundos e Chico Science tiraram um peso de suas costas
A comparação entre Renato Russo e Humberto Gessinger na visão de Carlos Maltz


