"Não tenho a menor saudade daquela época", diz Humberto Gessinger sobre os anos oitenta
Por Bruce William
Postado em 06 de fevereiro de 2025
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii, falou sobre a nostalgia dos anos 80 e o impacto das mudanças na música brasileira. Para ele, a ideia de que as canções daquela época eram superiores ignora a responsabilidade dos próprios artistas sobre o que veio depois.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
"Acho engraçado, ninguém que fala isso se sente responsável pela maneira como o mundo ficou. É como: 'eu fiz a minha parte direitinho, se está uma merda agora não tem nada a ver comigo'." Segundo Gessinger, cada geração precisa lidar com seu próprio tempo e não faz sentido romantizar o passado.
Quando questionado sobre o domínio do sertanejo e do funk no Brasil, ele foi direto: "Talvez o Brasil seja isso, né? Talvez fosse uma ilusão outro tipo de música iluminar." Apesar das mudanças no cenário musical, ele vê vantagens no momento atual. "Se estivéssemos nos anos 80, meu primeiro disco não estaria disponível, estaria fora de catálogo, mas hoje está aí, acessível."
Para ele, o acesso ao público hoje é mais direto e independente. "Não tenho a menor saudade daquela época." Segundo Gessinger, seu foco está no presente, sem apego ao passado ou às exigências do mercado.
Sobre a pressão para reunir os Engenheiros do Hawaii, ele minimizou o assunto. "Cada vez que as pessoas conhecem mais o trabalho que estou fazendo, menos forte fica esse ruído. Foram sete anos da minha carreira, legais pra caramba, mas ela tem 40." Segundo ele, a insistência nesse tema é mais comercial do que artística.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Clássico dos anos 2000 supera 3 bilhões de plays no Spotify
Influencer detona "sommelier de underground" em vídeo viral que Rafael Bittencourt curtiu
O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
Left To Die retornará ao Brasil em setembro tocando clássicos do Death
O gênero musical que nunca será tão relevante quanto o rock, segundo Gene Simmons
A música nova do Megadeth que lembra "Countdown to Extinction", segundo Regis Tadeu
Gary Holt, do Exodus, celebra 1.700 dias de sobriedade
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
A banda que tinha música, tinha talento... mas não tinha o "pacote" do Led Zeppelin
W.A.S.P. anuncia turnê tocando músicas dos quatro primeiros álbuns
Eddie Van Halen admitiu: esse hino foi criado para tirar sarro de um movimento inteiro
Nova perícia privada contesta suicídio e diz que Kurt Cobain pode ter sido assassinado
Slash revela onde acontece a democracia - que não é a chinesa - no Guns N' Roses
Amor a primeira vista? Gloria relembra início do relacionamento com Max Cavalera


Engenheiros do Hawaii - "De Fé" e a prova de amor de Humberto Gessinger
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O intelectual francês que liga Eloy Casagrande do Slipknot a Humberto Gessinger


