O grande país que Andreas Kisser descobriu por acaso só agora que Sepultura está banido
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de março de 2025
Os temas das letras do heavy metal como um todo podem causar choque nos ouvintes que não estão acostumados com seu teor. Temáticas como morte, destruição e satanismo são comuns em certos sub gêneros e governos de países totalitários costumam usar isso como desculpa para impedir bandas de visitarem seus países.
No caso do Sepultura, a história não foi diferente e várias nações proibiram o grupo de realizar shows por lá. Em entrevista ao G1, o guitarrista Andreas Kisser comentou sobre esse preconceito e disse que descobriu recentemente que o grupo está banido na China, país importante com mais de 1 bilhão de habitantes.

"Ainda tem um preconceito absurdo. Mas o heavy metal é coisa de família, meu! É muito família. É um dos estilos mais populares do mundo. O Sepultura já tocou em mais de 80 países nesses 40 anos de história. Já fomos para lugares como Geórgia, Armênia… tocamos com banda do Irã, onde a música é proibida, inclusive. Agora, fiquei sabendo que agora estamos banidos na China. Descobrimos porque estávamos procurando datas pra tocar lá, e de repente começaram a aparecer restrições por causa de letras ou conteúdos específicos. No Líbano e no Egito também não podemos tocar, por motivos religiosos e políticos", disse.
Kisser comentou que há sim público para o metal nesses países e comentou sobre uma música da banda que trata justamente dessa questão das fronteiras e conflitos geopolíticos.
"No Líbano, por exemplo, a gente ia fazer um show e já tinha mais de 2 mil pessoas confirmadas. Cancelaram em cima da hora. Estávamos na Turquia e nem conseguimos voar pra lá. É muito triste. Hoje, com a guerra, a situação está ainda pior. Rússia é um dos lugares mais incríveis onde já tocamos, mas também não podemos ir. A Ucrânia, a mesma coisa. A gente tem uma música chamada ‘Territory’ que fala justamente disso: fronteiras, conflitos. O que está acontecendo em Gaza hoje já era tema nas nossas letras lá atrás. O heavy metal fala, sim, dessas questões. Não é só sobre dragões e fogo, como muita gente pensa", concluiu.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
Saxon finaliza novo álbum e Biff Byford fala sobre luta contra o câncer
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael


Andrea Ferro (Lacuna Coil) fala sobre influência de Max Cavalera em seu vocal
A música "pouco inspirada" do Soulfly que mistura Jamaica e Paquistão
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Max Cavalera só curtia futebol até ver essa banda: "Virei roqueiro na hora"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
Após a saída de Max Cavalera, muita gente deu as costas ao Sepultura, segundo Derrick Green
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
A opinião de Gene Simmons sobre o Sepultura que deve agradar aos irmãos Cavalera
A percepção de Hansi Kürsch, do Blind Guardian, sobre impacto do Sepultura e Angra


