Os discos dos Beatles que deixaram John Lennon constrangido quando foram lançados
Por André Garcia
Postado em 25 de março de 2025
Ao longo dos anos 60 os Beatles consistentemente venderam discos como água — para a alegria de sua gravadora, a EMI. Em carreira solo, no entanto, nenhum dos quatro conseguiu manter o nível das vendas.
Até mesmo o tão badalado "Imagine" (1971) de John Lennon vendeu 2 milhões de cópias — café pequeno se comparado aos 11 milhões que o "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" vendeu só nos Estados Unidos.
Portanto, em 1973 a gravadora teve a ideia de faturar mais um pouco em cima do já extinto Beatles com as coletâneas "The Beatles 1962–1966" e The Beatles 1967–1970" — apelidados como "Red Album" e "Blue Album", respectivamente.

O problema é que John, Paul, George e Ringo, ocupados com suas próprias carreiras, não se envolveram no projeto. E a gravadora parecia estar tão confiante em seu êxito que nem se esforçou. O resultado foi uma coletânea decepcionante tanto pela parte gráfica quanto pela parte sonora. Lá as músicas soavam piores do que nos álbuns.
Segundo áudio compartilhado no YouTube pelo canal Neat Beat Zone, John Lennon em 1974 detonou o lançamento:
"Eu presumi que eles fossem simplesmente copiar as fitas masters e lançariam. Eu nem sequer ouvi o disco até que ele fosse lançado. Quando recebi botei para tocar e foi constrangedor! Algum babaca tentou converter para estéreo, mas não funcionou. Se você tenta forjar [uma gravação em mono para estéreo], perde a essência dela. A versão rápida de 'Revolution' foi destruída."
Reconhecendo a mancada, 1988 foi lançada em CD a coletânea dupla "Past Masters" — dessa vez tomando os devidos cuidados para não cometer os mesmos erros.
Foi só em 2023 que o "Red Album" e o "Blue Album" receberam o tratamento tão merecido com um relançamento. Dessa vez, as músicas foram remixadas em stereo/dolby atmos com uma qualidade sonora de primeira. Até porque muitos álbuns dos Beatles, como "Revolver", "White Album" e "Abbey Road" já tinham recebido tal tratamento. A cereja do bolo foi a inclusão de "Now and Then", a última música dos Fab Four.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
As duas músicas do Led Zeppelin que John Paul Jones preferia esquecer
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Por que novo álbum de Edu Falaschi agrada quem não curte power metal, segundo o próprio
A música do Black Sabbath que poderia ter sido do Iron Maiden segundo a Kerrang!


A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O dia que John Lennon explicou o que ninguém entendia sobre George Martin e os Beatles
O músico que Freddie Mercury considerava o maior de todos os tempos
O show de 1973 em que o Led Zeppelin tirou dos Beatles um recorde de 8 anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Por que o clássico "Rubber Soul", dos Beatles, recebeu esse nome estranho
John Lennon e a sua complicada relação com a fama
Quando Paul McCartney percebeu que John Lennon escrevia melhor que ele
A banda que Iggor Cavalera considera "mil vezes" mais importante que Beatles e Stones


