Queen - A Kind of Magic (1986): Achincalhado pela crítica e aclamado pelo público
Por Yuri Apolônio
Postado em 18 de março de 2025
Quando no lançamento do "A Kind of Magic", 12º álbum de estúdio do Queen, em junho de 86, a lembrança da icônica apresentação da banda no Live Aid ainda estava fresca na memória das pessoas.
Apesar do sucesso tímido nos Estados Unidos, repetindo os resultados dos álbuns mais recentes do Queen por lá, o disco vende extremamente bem na Europa e no resto do mundo, com destaque, claro, para o Reino Unido, onde 100 mil cópias são vendidas na sua semana de lançamento e onde permanece nas paradas por 63 semanas.
Queen - Mais Novidades
A crítica, contudo, não pareceu muito impressionada com o disco. Para a Rolling Stone, Mark Coleman escreve que o Queen até poderia estar em evidência após o Live Aid, mas seria surpreendente se o "A Kind of Magic" os ajudasse a capitalizar com a situação. Para a ele, o álbum pode até ter sido o momento da coroação do Queen, mas isso não significava que se tratava de uma obra falida de imaginação.
A People Weekly engrossa o coro dizendo que ao Queen nunca havia faltado melodrama, e que seu envolvimento com trilhas sonoras só havia piorado a situação. Para ela, não havia qualquer expressão pessoal, muito menos íntima no disco, e que quase tudo nele era composto por tão arranjos altos e arrebatadores que é dificil ouvir o LP e não querer parar para fazer um pose de vencedor.
Apesar de críticas como as acima, houve aqueles que defenderam a obra. O jornal britânico The Times, é um deles, ao descrever o álbum como um dos lançamentos mais espetacularmente bem-sucedidos daquele ano. A também britânica Kerrang!, por sua vez, questiona o quanto que a limitação de escrever canções para uma trilha sonora pode ter impactado negativamente o álbum, para finalizar dizendo que somente uma banda do porte do Queen poderia lançar um disco com canções tão diversas e não decepcionar uma parcela considerável de seus fãs.
A meu ver, parte das críticas negativas são exageradas, mas outras fazem, sim, sentido. Vamos analisar. "One Vision" é um bom hard rock. A canção título é uma excelente canção pop. E ainda há duas ótimas baladas: "Friends Will Be Friends" e "Who Wants to Live Forever". O restante do álbum, contudo, claramente não tem o mesmo nível de inspiração. O que existe ali, claro, é a qualidade dos músicos e da produção, o que facilita com que muitas pessoas gostem do álbum como um todo, em especial os fãs.
Este texto é um trecho do roteiro para o vídeo "A história do Queen após o Live Aid: o A Kind of Magic e a despedida de Freddie Mercury dos palcos", publicado no canal "No Rastro do Som", no YouTube. Nele, dou continuidade à série de vídeos em que conto a história do Queen por meio de seus discos. Se quiser conhecer o conteúdo completo, é só clicar no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Jorn Lande conta como foi ter um baterista de black metal em sua banda
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
Com mais de 140 shows, festival Welcome to Rockville anuncia atrações para 2027
A canção que mudou a vida de Jimi Hendrix e completou 60 anos de gravação
Aerosmith realiza primeiro dos dois shows comemorativos; veja setlist e convidados
Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Nando Fernandes revela novidades sobre o novo álbum da Sinistra
O clássico do Queen que Rick Rubin tentou estragar de propósito; "Era uma gravação perfeita"
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
Baixista do Candlemass estava de ressaca quando criou a letra da "Paranoid do doom metal"
O clássico do AC/DC que Brian Johnson escreveu com a primeira coisa que veio à cabeça
As conexões do ator Patrick Stewart com o rock and roll
Nicko McBrain diz que gostaria de gravar algumas músicas com o Iron Maiden
Mammoth anuncia saída de baterista e confirma substituto

As 10 músicas mais pesadas do Queen, incluindo uma raridade que quase ninguém conhece
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
Roger Taylor (Queen) admite que não conversa mais com John Deacon
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
A música de Eric Clapton que tem o solo de guitarra favorito de Brian May
O guitarrista que Brian May comparou a Mozart: "Um dos maiores de todos os tempos"
Freddie Mercury: a descoberta do vírus em 1987


