O local "assustador" onde o Dream Theater gravou seu primeiro disco de estúdio
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de março de 2025
A história do prog metal nunca mais foi a mesma desde 1985, quando o baterista Mike Portnoy, o guitarrista John Petrucci e o baixista John Myung decidiram montar uma banda. Os três talentosos musicistas, que estudavam na renomada Berklee College of Music (localizada em Boston, EUA), formaram o Dream Theater, grupo que se tornou um titã do estilo mencionado no início deste parágrafo.
Dream Theater - Mais Novidades
O primeiro disco da carreira do Dream Theater é "When Dream and Day Unite", lançado em 1989 pela Mechanic Records. Curiosamente, o grupo conseguiu assinar com a gravadora sem ter feito uma única apresentação. Petrucci contou a história em 2014, durante entrevista à revista Prog.
"Praticávamos no porão de um salão de cabeleireiro em Huntington, Long Island. Eventualmente, sem fazer nenhum show, despertamos o interesse da Mechanic Records e assinamos contrato, praticamente do porão."
Com um contrato assinado, o Dream Theater partiu para a gravação de "When Dream and Day Unite". O trabalho foi concebido em um ambiente que pode ser considerado minimamente hostil, de acordo com relato de Charlie Dominici (falecido em 2023), vocalista que registrou o álbum.
"Havia muita coisa estranha acontecendo. Tenho lembranças nebulosas de garotas seminuas correndo pelo layout estranho e sinistro do prédio que abrigava o Kajem/Victory Studios. Aparentemente, era originalmente uma fábrica de armas e a arma [do atirador] que atirou no presidente Lincoln [Abraham Lincoln, ex-presidente dos EUA, assassinado em 1865] teria sido fabricada lá. Era um prédio muito antigo que foi obrigado a permanecer em sua forma original, por isso era bastante assustador."
O Kajem/Victory Studios funcionava em um prédio localizado em Gladwyne (Pensilvânia, EUA). O local tem uma aparência pouco convidativa, como pode ser visto em vídeo recente publicado pelo canal "vynyly".
No fim das contas, "When Dream and Day Unite" viu a luz do dia no dia 6 de março de 1989. Embora não figure entre os grandes clássicos do Dream Theater, o álbum apresenta faixas interessantes, como "Ytse Jam", "Afterlife" e "The Killing Hand".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
O mega-clássico do Led Zeppelin que Robert Plant passou a considerar menos relevante
As 4 melhores músicas do The Who segundo seu principal compositor, Pete Townshend
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
Não gostar do "Black Album" é uma coisa, negar sua importância é outra
Regis Tadeu afirma que Ozzy Osbourne nunca escreveu uma letra na vida
O disco raríssimo que David Gilmour preferiu deixar enterrado; "Tenho tanta vergonha"
O país que proibiu os Rolling Stones por muitos anos por causa de Mick Jagger


John Myung não se importa pelo som do baixo não aparecer tanto nas músicas do Dream Theater
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
30 músicas do Dream Theater que ultrapassam 10 minutos de duração
Padre ouve Dream Theater pela primeira vez e faz comparação com Jesus Cristo
Rush foi a banda que mudou tudo para John Petrucci, do Dream Theater
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
Os 10 melhores discos do metal progressivo, em uma lista sem Dream Theater!
As dez melhores bandas de heavy metal dos EUA, na opinião de Mateus Ribeiro


