Nirvana: saiba mais sobre a faixa "Serve the Servants"
Por Helton Grunge
Postado em 12 de março de 2025
A faixa de abertura do álbum "In Utero" (1993), "Serve the Servants", é cheia de boas histórias e curiosidades. Se você gosta de uma boa sonoridade intensa e crua, sem dúvida, você gosta desse bom álbum e dessa ótima música.
Depois do lançamento do Nevermind (1991), a vida de Kurt Cobain mudou e muito: seu anonimato foi embora e naquele momento ele era um dos rostos mais famosos do mundo. Mas, é claro, que isso teve um preço: as pessoas começaram a explorar cada vez mais sua vida, a vida de sua família e a vida da banda. Isso incluía passado, incluía família e tudo ao redor.
Nirvana - Mais Novidades
Na verdade, quanto mais os jornalistas e os críticos falavam sobre sua vida, mais Kurt ia odiando a fama. O líder do Nirvana se viu cercado de pessoas querendo saber sobre sua infância, sobre sua vida ao lado de Courtney Love, sobre sua relação com seu pai e sobre o divórcio de seus pais quando ele ainda era um garoto.
Trocar a sonoridade Pop (mesmo que intensa) do Nevermind (1991) para uma sonoridade underground do In Utero (1993) fez o público que era fã da banda se tornar ainda mais fã, mas também afastou toda aquele público que apenas buscava mais músicas com melodias simples e temáticas adolescentes.
Serve the Servants é, sem dúvida, uma música que causa choque no público. Guitarras distorcidas e um acorde dissonante fazem parte da abertura do disco e da faixa, mostrando o que a banda estava prestes a fazer.
Os problemas que Kurt enfrentava na época já não eram mais aqueles de um adolescente que perdeu seu amor. Naquele momento, mais maduro, o músico se via como um pai de família que tinha sua vida toda observada e estudada desde sua infância. Era como se ele vivesse em um "reality show" e cada passo seu fosse registrado. Essa parte da fama foi, sem dúvida, o que mais trouxe angústia e tristeza para o músico.
A letra também fala do quanto lucraram com suas angústias adolescentes: tudo o que informava sobre o músico e sobre a banda era venda alta na certa. Kurt aproveita e critica quem fala mal dele e de sua obra, atacando diretamente os críticos de revistas de música. Cobain também rebate quem ataca sua esposa e compara o ato ao que os puritanos fizeram em Salém com as mulheres consideradas bruxas.
Mas, sem dúvida, o trecho mais impactante é o que ele fala sobre sua relação com seu pai: Kurt fala que precisava de alguém que o apoiasse e o corrigisse e nunca teve isso. Termina dizendo não ter mais ódio do pai, mas a relação dos dois nunca foi restaurada por completo.
Para saber mais detalhes sobre a música basta conferir o Rockstage Analisa, um quadro que traz análises sobre letras de músicas e seus significados. O vídeo está no canal da Rockstage Brasil no Youtube e você já pode conferi-lo clicando abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
Com nova turnê, Guns N' Roses quebrará marca de 50 apresentações no Brasil
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Nikki Sixx (Mötley Crüe) não gosta de ver artistas de 65 anos agindo como se tivessem 25
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Bruce Dickinson relembra, com franqueza, quando foi abandonado pelos fãs
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Radiohead quebra recorde de público do Metallica em Londres
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
A maior balada de heavy metal do século 21, segundo a Loudersound

Por que Eddie Vedder ainda evita ouvir Nirvana; "Eu detesto até falar sobre isso"
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Nirvana: a música que formou a banda
A opinião de Eddie Van Halen sobre Kurt Cobain como músico em 1995


