Stone Temple Pilots: o grande trabalho e legado dessa boa banda!
Por Helton Grunge
Postado em 08 de março de 2025
Stone Temple Pilots é uma das grandes bandas dos anos 90. "Pegando carona" no sucesso Grunge que ganhou destaque no início dos anos 90, a banda, que é de San Diego, conquistou o sucesso já em seu álbum de estreia, o Core (1992) e segue fazendo shows pelo mundo até os dias de hoje. A banda apostou em uma sonoridade de Hard Rock com fortes influências de Rock Alternativo.
O projeto musical contou com o grande vocalista Scott Weiland que nos deixou há quase 10 anos, vítima de overdose. Mas, com a chegada de Jeff Gunt, a banda mostrou que ainda sabe fazer bons trabalhos e segue na ativa.
Formada pelos irmão DeLeo e Eric Kretz, a banda também contou com Chester Bennington nos vocais durante um breve período. Scott Weiland, o vocalista original, era muito temperamental e difícil de lidar; seu vício, suas faltas e sua irresponsabilidade o fizeram ser despedido da banda algumas vezes. Porém, seu talento era inegável, tanto para criar boas letras como para fazer melodias. Além disso, o músico também era muito bom no palco, tendo uma ótima presença de palco e interagindo muito bem com o público.
Stone Temple Pilots - Mais Novidades
O canal da Rockstage Brasil fez um vídeo falando sobre a banda, sua carreira e seus bons discos. Não deixe de conferir esse bom vídeo abaixo!
A banda sempre teve uma sonoridade agressiva, mas também era boa em criar riffs e melodias. O álbum Core (1992), por exemplo, traz grandes sucessos e mostra essa intensidade da banda, que flertava bastante com angústias em suas letras. Os destaques ficam com Plush, Creep, Sex Type Thing e Crackerman.
Dois anos depois e cercado de expectativas, a banda lançou o Purple (1994). Chegando com uma sonoridade mais alegre, os músicos flertaram com outros estilos, deixando um pouco de lado a melancolia e apostando em uma musicalidade diferente. O trabalho instrumental desse álbum é irretocável, sendo um trabalho que merece muita atenção. Os destaques ficam com Interstate Love Song, Meatplow, Vasoline e Unglued.
A voz de Scott Weiland foi mudando ao longo do tempo, tornando-se mais rouca e mais aguda. Em 1996 a banda chegou com o álbum Tiny Music... Songs from the Vatican Gift Shop (1996) e essa mudança na voz do músico ficou bem perceptível. Além de uma mudança na voz, a banda também apostou em uma sonoridade diferente em seu instrumental, sendo um álbum um tanto diferente dos dois primeiros. Os destaques ficam por conta de Big Bang Baby e Lady Picture Show.
O Nº 4 (1999) já se mostrou um trabalho mais intenso e pesado, trazendo mais influências de Stoner Rock e um leve resgate à sonoridade que a banda tinha no Core (1992). Os destaques desse álbum ficam com Down, No Way Out e Sex & Violence.
A banda ainda lançou o Shangri-La Dee Da (2001) antes de entrar em hiato. Voltaram com o Stone Temple Pilots (2010), mas logo em seguida Scott deixa a banda. Chester Bennington assume os vocais e a banda lança um EP chamado High Rise (2013).
Em 2018, já com Jeff Gunt nos vocais, a banda lançou o Stone Temple Pilots (2018), um álbum branco com um desenho de uma borboleta na capa. Esse disco mostrou que a banda ainda podia fazer ótimos trabalhos e que a troca de vocalistas não tirou o brilho da banda. Destaques do álbum ficam por conta de Meadow, Middle of nowhere e Roll Me Under.
A banda segue até os dias de hoje lançando ótimos trabalhos e fazendo bons shows pelo mundo. O Youtube conta com vários shows da banda e os amantes do Stone Temple Pilots podem conferi-los na íntegra.
FONTE: Rockstage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
O álbum do Rush que Geddy Lee disse ser "impossível de gostar"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O único guitarrista que, para Lindsey Buckingham, "ninguém sequer chega perto"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor


A música escrita em violão de 25 dólares que virou um dos grandes clássicos dos anos 90
Guitarrista do Stone Temple Pilots reflete sobre morte de Scott Weiland
5 rocks internacionais assumidamente influenciados pela bossa nova
Matt Sorum: ainda triste pelas mortes de Scott Weiland, Chris Cornell e Chester


