Stone Temple Pilots: o grande trabalho e legado dessa boa banda!
Por Helton Grunge
Postado em 08 de março de 2025
Stone Temple Pilots é uma das grandes bandas dos anos 90. "Pegando carona" no sucesso Grunge que ganhou destaque no início dos anos 90, a banda, que é de San Diego, conquistou o sucesso já em seu álbum de estreia, o Core (1992) e segue fazendo shows pelo mundo até os dias de hoje. A banda apostou em uma sonoridade de Hard Rock com fortes influências de Rock Alternativo.
O projeto musical contou com o grande vocalista Scott Weiland que nos deixou há quase 10 anos, vítima de overdose. Mas, com a chegada de Jeff Gunt, a banda mostrou que ainda sabe fazer bons trabalhos e segue na ativa.
Formada pelos irmão DeLeo e Eric Kretz, a banda também contou com Chester Bennington nos vocais durante um breve período. Scott Weiland, o vocalista original, era muito temperamental e difícil de lidar; seu vício, suas faltas e sua irresponsabilidade o fizeram ser despedido da banda algumas vezes. Porém, seu talento era inegável, tanto para criar boas letras como para fazer melodias. Além disso, o músico também era muito bom no palco, tendo uma ótima presença de palco e interagindo muito bem com o público.
Stone Temple Pilots - Mais Novidades
O canal da Rockstage Brasil fez um vídeo falando sobre a banda, sua carreira e seus bons discos. Não deixe de conferir esse bom vídeo abaixo!
A banda sempre teve uma sonoridade agressiva, mas também era boa em criar riffs e melodias. O álbum Core (1992), por exemplo, traz grandes sucessos e mostra essa intensidade da banda, que flertava bastante com angústias em suas letras. Os destaques ficam com Plush, Creep, Sex Type Thing e Crackerman.
Dois anos depois e cercado de expectativas, a banda lançou o Purple (1994). Chegando com uma sonoridade mais alegre, os músicos flertaram com outros estilos, deixando um pouco de lado a melancolia e apostando em uma musicalidade diferente. O trabalho instrumental desse álbum é irretocável, sendo um trabalho que merece muita atenção. Os destaques ficam com Interstate Love Song, Meatplow, Vasoline e Unglued.
A voz de Scott Weiland foi mudando ao longo do tempo, tornando-se mais rouca e mais aguda. Em 1996 a banda chegou com o álbum Tiny Music... Songs from the Vatican Gift Shop (1996) e essa mudança na voz do músico ficou bem perceptível. Além de uma mudança na voz, a banda também apostou em uma sonoridade diferente em seu instrumental, sendo um álbum um tanto diferente dos dois primeiros. Os destaques ficam por conta de Big Bang Baby e Lady Picture Show.
O Nº 4 (1999) já se mostrou um trabalho mais intenso e pesado, trazendo mais influências de Stoner Rock e um leve resgate à sonoridade que a banda tinha no Core (1992). Os destaques desse álbum ficam com Down, No Way Out e Sex & Violence.
A banda ainda lançou o Shangri-La Dee Da (2001) antes de entrar em hiato. Voltaram com o Stone Temple Pilots (2010), mas logo em seguida Scott deixa a banda. Chester Bennington assume os vocais e a banda lança um EP chamado High Rise (2013).
Em 2018, já com Jeff Gunt nos vocais, a banda lançou o Stone Temple Pilots (2018), um álbum branco com um desenho de uma borboleta na capa. Esse disco mostrou que a banda ainda podia fazer ótimos trabalhos e que a troca de vocalistas não tirou o brilho da banda. Destaques do álbum ficam por conta de Meadow, Middle of nowhere e Roll Me Under.
A banda segue até os dias de hoje lançando ótimos trabalhos e fazendo bons shows pelo mundo. O Youtube conta com vários shows da banda e os amantes do Stone Temple Pilots podem conferi-los na íntegra.
FONTE: Rockstage
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
A faixa do Iron Maiden que ficou com 5 minutos a mais do que eles imaginaram
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Banda dinamarquesa perde grande parte de seus equipamentos em incêndio
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
O baterista que Phil Collins disse que "não soava como nenhum outro", e poucos citam hoje
Tony Iommi relembra Lemmy Kilmister, que faleceu há exatos 10 anos

Música inédita de Scott Weiland é lançada no 10º aniversário da morte do cantor
A música escrita em violão de 25 dólares que virou um dos grandes clássicos dos anos 90


