Dave Lombardo vai na contramão dos tiozões, mas ainda não foi totalmente convencido pela IA
Por Bruce William
Postado em 05 de março de 2025
Dave Lombardo, conhecido por seu trabalho em bandas como Slayer, Fantômas, Testament, Mr. Bungle, Misfits e Dead Cross, falou sobre as transformações na indústria da música em entrevista ao podcast RRBG. Segundo ele, é um erro se apegar às mudanças de forma negativa, pois tudo faz parte da evolução natural. "Vamos ser viejitos [velhinhos] se começarmos a reclamar disso. É tipo, 'Ah, você sabe, no meu tempo...' e coisas assim. Não, você tem que seguir o fluxo", afirmou, conforme transcrição feita pelo Blabbermouth.
Dave Lombardo - Mais Novidades

O baterista destacou as vantagens da era digital, ressaltando que qualquer músico pode gravar e distribuir seu trabalho independentemente. "Você pode lançar música - qualquer um pode lançar música e qualquer um pode gravá-la em casa. E há tantas vantagens. A pesquisa que você pode fazer online para esclarecer qualquer dúvida, se você tem uma ideia, se tem um problema. Todas essas são vantagens brilhantes", disse. Para ele, a questão é saber aproveitar as novas ferramentas em vez de gastar tempo reclamando das mudanças.
Ele também se posicionou sobre a inteligência artificial na música, admitindo curiosidade sobre suas capacidades, mas com ressalvas quanto ao fator humano. "Na verdade, eu gostaria de ver a I.A. tocando ao vivo. O elemento humano, a sensação de ter um Marshall stack sendo tocado na sua frente e um subwoofer com a parte grave vinda de um baterista em uma bateria real, não há nada igual", argumentou.
Lombardo acredita que, embora a IA possa influenciar a produção musical, a experiência de um show ao vivo é insubstituível. "É possível que as pessoas esqueçam, que algo entre no lugar e as pessoas esqueçam como é essa sensação, mas espero que não. Esse aspecto, a música ao vivo, acho que as pessoas precisam disso, precisam sair e ver e experimentar isso, uma apresentação ao vivo, então não vejo isso desaparecendo", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ian Hill anuncia a aposentadoria e Davey Rimmer assume o baixo no Judas Priest
As 10 bandas de hard rock com a melhor trinca de álbuns dos anos 1980, segundo a Loudwire
Guns N' Roses é adicionado a shows especiais do Aerosmith
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
Deen Castronovo passa mal durante show do Journey e é levado para o hospital
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
O cover que o Iron Maiden mais tocou ao vivo durante a carreira
Regis Tadeu aponta o grave erro que o Metallica está cometendo em shows recentes
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Direto da Sunset Strip e ainda na ativa, 3 bandas para quem gosta duma boa farofa
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
A curiosa e sincera opinião de Neil Peart sobre Ringo Starr
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher

O baterista que Dave Lombardo, ex-Slayer, considera o "número 1"
Como o Dead Kennedys influenciou o Slayer, segundo Dave Lombardo
Dave Lombardo acha que o Black Sabbath não foi uma influência direta para o Slayer
Dave Lombardo diz que Slayer prestava atenção nas bandas do Big Four, mas não as copiava
Dave Lombardo: temáticas satânicas envelheceram com o tempo


