Dave Lombardo vai na contramão dos tiozões, mas ainda não foi totalmente convencido pela IA
Por Bruce William
Postado em 05 de março de 2025
Dave Lombardo, conhecido por seu trabalho em bandas como Slayer, Fantômas, Testament, Mr. Bungle, Misfits e Dead Cross, falou sobre as transformações na indústria da música em entrevista ao podcast RRBG. Segundo ele, é um erro se apegar às mudanças de forma negativa, pois tudo faz parte da evolução natural. "Vamos ser viejitos [velhinhos] se começarmos a reclamar disso. É tipo, 'Ah, você sabe, no meu tempo...' e coisas assim. Não, você tem que seguir o fluxo", afirmou, conforme transcrição feita pelo Blabbermouth.
Dave Lombardo - Mais Novidades

O baterista destacou as vantagens da era digital, ressaltando que qualquer músico pode gravar e distribuir seu trabalho independentemente. "Você pode lançar música - qualquer um pode lançar música e qualquer um pode gravá-la em casa. E há tantas vantagens. A pesquisa que você pode fazer online para esclarecer qualquer dúvida, se você tem uma ideia, se tem um problema. Todas essas são vantagens brilhantes", disse. Para ele, a questão é saber aproveitar as novas ferramentas em vez de gastar tempo reclamando das mudanças.
Ele também se posicionou sobre a inteligência artificial na música, admitindo curiosidade sobre suas capacidades, mas com ressalvas quanto ao fator humano. "Na verdade, eu gostaria de ver a I.A. tocando ao vivo. O elemento humano, a sensação de ter um Marshall stack sendo tocado na sua frente e um subwoofer com a parte grave vinda de um baterista em uma bateria real, não há nada igual", argumentou.
Lombardo acredita que, embora a IA possa influenciar a produção musical, a experiência de um show ao vivo é insubstituível. "É possível que as pessoas esqueçam, que algo entre no lugar e as pessoas esqueçam como é essa sensação, mas espero que não. Esse aspecto, a música ao vivo, acho que as pessoas precisam disso, precisam sair e ver e experimentar isso, uma apresentação ao vivo, então não vejo isso desaparecendo", completou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 é confirmado como atração do Todo Mundo no Rio em 2026
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
Extreme é confirmado no Monsters of Rock 2026 no Allianz Parque
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bono cita dois artistas que o U2 jamais vai alcançar; "Estamos na parte de baixo da escada"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
A pior faixa de abertura gravada pelo Metallica, segundo a Metal Hammer
A banda de rock gospel brasileira que furou a bolha e foi cancelada após fake news
O baterista que inventou o blast beat, segundo o lendário Dave Lombardo
A banda que une Kerry King e Dave Lombardo; "Isto é puro heavy metal"
Pedal duplo na bateria de "Angel of Death" do Slayer era parte de um solo, diz Dave Lombardo
Slayer: Dave Lombardo tem muitas lembranças boas de Jeff Hanneman


