Iggy Pop e sua bronca com o Led Zeppelin; "nunca consegui aturar"
Por Bruce William
Postado em 03 de março de 2025
Ao longo dos anos, o vocalista dos Stooges deixou claro seu desinteresse por diversos nomes do rock, e um dos alvos de sua franqueza foi o quarteto formado por Robert Plant, Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones.
Iggy Pop nunca teve medo de expressar sua opinião, mesmo que fosse contra algumas das maiores bandas da história. Ao longo dos anos, o vocalista dos Stooges deixou claro seu desinteresse por diversos nomes do rock, e um dos alvos de sua franqueza foi o Led Zeppelin.
Iggy Pop - Mais Novidades
Em 1995, ele escreveu uma carta ao jornalista Joshua Berger, publicada pela Plazm Magazine, na qual desabafava sobre diversos aspectos da cultura americana, incluindo publicidade, artes e música. Em meio a críticas pesadas, Iggy deixou claro que nunca suportou o quarteto formado por Robert Plant, Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones:
"A 'música' é basicamente um reaproveitamento dos anos 60 e 70, especialmente do Led Zeppelin, que eu nunca consegui aturar. Além disso, o 'folk-rock' voltou como 'alternativo'. Me poupe. As 'bandas' disfarçam essa bagunça com roupas 'descoladas' e posturas 'políticas' para criar um 'bloqueio' na questão da identidade social, que você só pode destravar comprando uma combinação de produtos - especialmente os delas. Nenhuma delas tem porra nenhuma a dizer."
A carta de Iggy Pop, reproduzida pela Dangerous Minds, vai além da música, atacando também o culto a supermodelos, a publicidade da Calvin Klein e o que ele via como uma decadência cultural nos Estados Unidos. Para ele, a arte havia se tornado vazia e o país caminhava para tempos sombrios.
Mesmo com toda a aversão demonstrada no texto, anos depois ele posou sorridente ao lado de Jimmy Page, sugerindo que sua antipatia talvez não fosse tão pessoal assim. Se sua opinião sobre o Led Zeppelin mudou ao longo do tempo, porém, continua sendo um mistério.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Geddy e Lifeson contam o momento em que quase desistiram de Anika Nilles para o Rush
Com orçamento apertado na atual turnê, Incantation pede comida aos fãs
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
A resposta de Nicko McBrain a rumor sobre saída de Dave Murray
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"



Iggy Pop escolhe "a pior música já escrita", um hit que retrata - literalmente - uma viagem
O único rockstar que Kurt Cobain disse admirar de verdade; "Eu não pedi autógrafo"
Iggy Pop surpreende ao dizer que já foi chamado para ser vocalista do AC/DC
Alice Cooper: Um incentivo à autodestruição de Iggy Pop


