Ícone do death metal sueco ficava irritado por que não ouvia nada sobre cultura viking na escola
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de março de 2025
A Suécia é um país com muita tradição no mundo do heavy metal. De lá, vieram muitas bandas, das mais variadas vertentes da música pesada. Um desses grupos é o Amon Amarth, que surgiu na década de 1990 e se notabilizou, entre outras razões, por falar sobre os vikings nas letras de algumas de suas canções.

Antes do Amon Amarth ficar famoso, outro nome importante do metal sueco já falava sobre vikings em suas músicas. Trata-se do Unleashed, grupo de death metal formado em 1989 e liderado pelo baixista/vocalista Johnny Hedlund.

Em 2008, Johnny concedeu entrevista à Metal Hammer. Ele falou sobre as influências do Unleashed e contou que quando era jovem, ficava irritado por não ouvir nada relacionado aos vikings na escola.
"Obviamente, Bathory foi uma influência, mas até mesmo na escola eu ficava irritado com o fato de termos que aprender sobre as crenças de todo mundo, mas não havia nada sobre as tradições vikings."
Na sequência, Hedlund afirmou que as pessoas se interessavam por músicas cujas letras falavam sobre vikings. O baixista/vocalista também afirmou que outras bandas tentaram abordar o mesmo tema. E aparentemente, ele não é o maior admirador de tais grupos.
"Em nossos primeiros dias, isso era positivo e as pessoas estavam interessadas. Houve anos em que o movimento de direita era mais forte e essas bandas também queriam cantar sobre isso, mas as pessoas acabaram percebendo que havia outras bandas que podiam falar sobre o martelo de Thor, além de um bando de n*zistas de baixa categoria."
O Unleashed continua na ativa. Seu último álbum é "No Sign of Life", lançado em 2021.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Em número menor, Crypta fará apresentações simbólicas pelo Brasil em 2026
O estilo de filme que Frejat se recusa a assistir: "Nem me põe pra ver, não gosto"
As 10 maiores bandas da história do power metal, segundo o Loudwire
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
O hit do Evanescence que é indireta de Amy Lee para o cantor do Seether, seu ex-namorado
Há quem goste: As 10 bandas mais odiadas do universo
Lars Ulrich: jucando no camarim do Guns N' Roses
O álbum "extremamente subestimado" do Pink Floyd que é o preferido de Max Cavalera


Entombed abriu as portas para as bandas suecas de Metal, segundo vocal do In Flames
HailMetal.com: Os cinqüenta melhores álbuns de Death Metal



