Ícone do death metal sueco ficava irritado por que não ouvia nada sobre cultura viking na escola
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de março de 2025
A Suécia é um país com muita tradição no mundo do heavy metal. De lá, vieram muitas bandas, das mais variadas vertentes da música pesada. Um desses grupos é o Amon Amarth, que surgiu na década de 1990 e se notabilizou, entre outras razões, por falar sobre os vikings nas letras de algumas de suas canções.

Antes do Amon Amarth ficar famoso, outro nome importante do metal sueco já falava sobre vikings em suas músicas. Trata-se do Unleashed, grupo de death metal formado em 1989 e liderado pelo baixista/vocalista Johnny Hedlund.

Em 2008, Johnny concedeu entrevista à Metal Hammer. Ele falou sobre as influências do Unleashed e contou que quando era jovem, ficava irritado por não ouvir nada relacionado aos vikings na escola.
"Obviamente, Bathory foi uma influência, mas até mesmo na escola eu ficava irritado com o fato de termos que aprender sobre as crenças de todo mundo, mas não havia nada sobre as tradições vikings."
Na sequência, Hedlund afirmou que as pessoas se interessavam por músicas cujas letras falavam sobre vikings. O baixista/vocalista também afirmou que outras bandas tentaram abordar o mesmo tema. E aparentemente, ele não é o maior admirador de tais grupos.
"Em nossos primeiros dias, isso era positivo e as pessoas estavam interessadas. Houve anos em que o movimento de direita era mais forte e essas bandas também queriam cantar sobre isso, mas as pessoas acabaram percebendo que havia outras bandas que podiam falar sobre o martelo de Thor, além de um bando de n*zistas de baixa categoria."
O Unleashed continua na ativa. Seu último álbum é "No Sign of Life", lançado em 2021.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
A melhor música de "Virtual XI", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
All Metal Stars anuncia gravação de DVD em tributo a Andre Matos no show em São Paulo
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
Edu Falaschi pede desculpa a Rafael Bittencourt por conflito no Angra e ouve: "Eu amo você"
Regis Tadeu explica o que está acontecendo com a voz de Brian Johnson
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
A melhor música de "Brave New World", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
O melhor disco de death metal de cada ano, de 1985 até 2025, segundo o Loudwire
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
Geoff Tate revela que "Operation: Mindcrime III" sai em maio
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
A banda que avançou o rock brasileiro com competência, segundo Gilberto Gil
Thrash metal: cinco discos essenciais para quem quer descobrir o estilo
A história por trás de "Pais e Filhos", a canção da Legião Urbana que muitos não entendem

Entombed abriu as portas para as bandas suecas de Metal, segundo vocal do In Flames



