O motivo pelo qual o Rush era o oposto do The Police, segundo Stewart Copeland
Por André Garcia
Postado em 26 de abril de 2025
Nomes como Yes, Genesis, Rush, King Crimson e Pink Floyd ao longo dos anos 70 foram alguns dos maiores expoentes do rock progressivo. Na década seguinte, no entanto, com o naufrágio do progressivo todas essas bandas escolheram como bote salva-vidas o mesmo subgênero: o moderno new wave, que conseguia agradar às massas ao mesmo passo que permitia a músicos extraordinários serem músicos extraordinários.
Depois que o Sex Pistols fez com que a Inglaterra fosse dominada pelo punk, muito músico ficou frustrado sentindo que aquela nova era exigia que eles desaprendessem a tocar para sobreviver. Uma banda que mudou isso foi o The Police. Formado por três músicos brilhantes, eles mostraram que era possível fazer música pop, acessível e divertida sem ser musicalmente primitivo.

No caso do Rush, tanto Geddy Lee quanto Alex Lifeson e Neil Peart já confessaram terem sido profundamente influenciados pelo Police, especialmente em seus álbuns pós-"Moving Pictures" (1981). A recíproca não era verdadeira, no entanto, como disse o baterista Stewart Copeland à Music Radar:
"[O Rush era uma banda que] eu só ouvia falar. Na verdade, eu não ouvia os álbuns do Rush e não saberia distinguir um do outro, embora Neil seja meu amigo [risos]! Concordamos em discordar de certas coisas, e é uma medida de sua grandeza como ser humano, o fato de ele estar completamente acima de qualquer sentimento que eu possa ter sobre o Rush."
"Esse é realmente o caso. Ele nunca me ouviu dizer nada de bom sobre a banda dele, já alguns comentários [meus sobre o Rush] que eu gostaria que ele não tivesse lido. Em momentos de descontração, as coisas tendem a sair. Os músicos tendem a ser ríspidos uns com os outros, mas geralmente eu não sou. Em geral, gosto de todas as músicas e de todo mundo."
"Teve uma época em que bandas como o Rush eram a personificação do que o The Police teoricamente era contra, ou seja, uma ênfase exagerada na musicalidade. Nossa meta nos primeiros dias era a emoção, e a técnica musical era uma distração dessa missão. Talvez eu tenha feito alguns comentários sobre a posição do Rush nesse quesito, e é realmente um mérito do Neil ter superado isso. E nós nos damos muito bem".
Em entrevista de 2023 para o Los Angeles Times Geddy Lee confessou a semelhança entre "New World Man" (faixa do álbum do Rush "Signals", de 1982) e The Police:
"Essa música é muito parecida com o estilo do The Police. Neil adorava a forma como Stewart Copeland tocava, e a guitarra soava como a de Andy Summers. A gente não conseguia ficar parado. É só ver o álbum "Roll the Bones", de 1991, e aquela a polêmica ridícula causada pelo trecho de rap [na faixa-título]."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
A música triste que o Nazareth transformou em um dos covers mais famosos da história
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
O disco do Pink Floyd que foi a gota d'água para Roger Waters; "é simplesmente um lixo"
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
O clássico do proto-metal que Neil Peart detestava; "Era arrastada e monótona"
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
A torta de climão entre Zakk Wylde e Dave Grohl por causa de Ozzy Osbourne
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts

As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
A música do The Police em que Sting se recusou a tocar: "Enterrou a fita no jardim"
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
De Queen a The Killers, 5 músicas que superaram 3 bilhões de plays no Spotify


