A marcante e triste última apresentação de Jason Newsted como integrante do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de abril de 2025
O Metallica enfrentou o momento mais triste de sua trajetória em 27 de setembro de 1986. Nesse dia, o baixista Cliff Burton faleceu em um acidente com o ônibus da banda na Suécia, durante a turnê de divulgação do álbum "Master of Puppets", lançado em março do mesmo ano. A perda precoce do músico, que tinha apenas 24 anos, marcou profundamente a história do grupo.
Metallica - Mais Novidades
Apesar da dor causada pela tragédia, coube ao Metallica seguir em frente e encontrar um novo baixista. O escolhido para substituir Cliff foi Jason Newsted, oriundo de outra banda de thrash metal, o Flotsam and Jetsam.
Jason fez sua estreia no Metallica poucas semanas após a morte de Cliff, mais precisamente no dia 8 de novembro de 1986 (via Setlist.FM). Seu primeiro show ao lado de James Hetfield (guitarrista e vocalista), Kirk Hammett (guitarrista) e Lars Ulrich (baterista) aconteceu no Reseda Country Club, em Los Angeles, Califórnia (EUA). O áudio da apresentação está disponível no Youtube.
O primeiro trabalho que Jason gravou como integrante do Metallica foi "The $5.98 EP - Garage Days Re-Revisited". Lançado em agosto de 1987, o EP apresenta cinco faixas, covers de bandas que influenciaram o quarteto fundado por James Hetfield e Lars Ulrich.
No segundo semestre de 1988, chegou às lojas o primeiro álbum de inéditas do Metallica com Jason: "...And Justice for All". Apesar do som do baixo quase não aparecer nesse disco ("cortesia" de James Hetfield e Lars Ulrich), a faixa de abertura, a caótica e intensa "Blackened", foi coescrita por Jason. Em entrevista ao site Songfacts, ele relembrou como foi compor ao lado de um dos maiores frontmen do heavy metal:
"Esse foi um momento muito especial na minha vida. Foi quando James e eu nos tornamos amigos. Ele era alguém que eu admirava muito antes de entrar na banda (...).
Estávamos no meu apartamento de um quarto. Eu tinha meu pequeno Tascam de quatro canais instalado no canto do quarto, estávamos tocando nossas guitarras, apenas tocando alguns riffs. E eu toquei isso [o riff da música]. Ele [James] disse: ‘Cara, o que é isso?’.
Porque foi realmente muito louco. O riff original é uma coisa alternada muito rápida. Cara, é bem complicado, na verdade. Quero dizer, aquele [riff] que acabou entrando no disco também é bem complicado, mas o original é realmente complicado. James percebeu isso e gravamos aquela parte. Ele disse: ‘Vamos construir isso’. Foi um momento. Na verdade, eu estava compondo uma música com James do Metallica, ele estava aprovando meus riffs e dizendo: ‘Essa vai ser uma música do Metallica’. Esse foi um grande, grande momento para mim."
O tempo passou, Jason se adaptou ao Metallica e gravou outros discos, incluindo o gigantesco "Black Album", que vendeu dezenas de milhões de cópias. Tudo parecia ir bem até o dia 30 de novembro de 2000, quando a banda se apresentou no My VH1 Music Awards, cerimônia promovida pelo canal VH1 que premiava artistas escolhidos por fãs via internet.
Enquanto os demais membros do Metallica estavam na plateia, Jason ficou nos bastidores. Segundo Kirk Hammett, o baixista não estava a fim de trocar ideias com seus então companheiros de trabalho, como aponta matéria publicada no site da Metal Hammer.
"Ele estava apenas em seu próprio casulo. Muito incomunicável."
Pois bem, o Metallica ganhou o prêmio de "Melhor Espetáculo de Palco" e os membros do quarteto foram até o palco. Visivelmente chateado, Jason abraçou Kirk Hammett e ignorou os fundadores da banda. A cena melancólica pode ser vista aqui.
Depois que recebeu a premiação, o Metallica tocou "Fade to Black". Curiosamente, no trecho em que James Hetfield canta "Now I will just say goodbye", Jason olhou para as câmeras e fez o sinal de "tchau" com sua mão direita.
Pois bem, no dia 17 de janeiro de 2001, Jason anunciou que estava fora do grupo que integrou por 14 anos. De acordo com matéria publicada no site Ultimate Metallica, o baixista disse que "era impossível desempenhar um papel mais criativo na banda e que o Metallica estava gastando muito tempo lutando contra o Napster e pouco tempo trabalhando em novas músicas".
Felizmente, Jason acertou os ponteiros com seus ex-parceiros de banda. Ele até chegou a participar de show que o Metallica fez em San Francisco (Califórnia), no dia 7 de dezembro de 2011.
A saída de Jason Newsted do Metallica foi marcada por um gesto simbólico durante a performance de "Fade to Black". Ao dizer "adeus" com um aceno, ele encerrou sua jornada com a banda de forma discreta, porém carregada de significado.
E por falar em "Fade to Black", quer saber mais sobre esse clássico do heavy metal? Basta ler a nota publicada aqui mesmo, em 18 de abril de 2025. Boa leitura!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Por que, segundo Nuno Bettencourt, o Extreme nunca foi respeitado como deveria
Joe Duplantier aponta o Mastodon como uma de suas bandas favoritas de todos os tempos
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"

System Of a Down - Daron Malakian relembra quando tocou guitarra com o Metallica em 2000
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A curiosa semelhança entre dois membros do Metallica e Secos & Molhados
Slayer e Metallica se odiavam, segundo vocalista do Machine Head
A banda que lançou o "Master of Puppets" do novo milênio; "James disse que curtiu, pronto!"
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1984
Dave Mustaine revela sua música favorita do "Black Album" do Metallica, e explica o motivo


