A reação de Gary Moore ao ver Eddie Van Halen tocar ao vivo
Por João Renato Alves
Postado em 19 de abril de 2025
Realizado em 18 de agosto, no autódromo de Donington Park, Inglaterra, o Monsters of Rock 1984 reuniu um dos melhores lineups dos 16 anos do evento. Pela ordem, subiram ao palco Mötley Crüe, Accept, Y&T, Gary Moore, Ozzy Osbourne, Van Halen e o AC/DC, que se tornou a primeira banda a ser atração principal em duas edições – e ainda repetiriam a dose em 1991.
Gary Moore - Mais Novidades

Àquela altura dos acontecimentos, Eddie Van Halen era o grande guitar hero do mundo, um modelo soberano há mais de meia década. Sua performance era tão irresistível que um veterano não conseguiu evitar o deslumbre ao vê-lo no palco. Quem lembrou a história foi Bernie Marsden, ex-Whitesnake, à Metal Hammer em 2020.
"Eu fui naquele ano e fiquei na lateral do palco com Gary Moore quando Eddie estava tocando. Gary sabia da existência dele, mas nunca o tinha visto de perto. Eddie estava com tudo. Olhei para o lado durante a segunda ou terceira música e o queixo do Gary simplesmente caiu. Ele me disse: ‘Eu não sabia que ele era tão bom.’ E isso veio de Gary Moore."


Infelizmente, os dois ícones do instrumento já não estão mais entre nós. Gary Moore faleceu no dia 6 de fevereiro de 2011, vítima de um ataque cardíaco quando passava férias em um hotel na Espanha. Já Eddie Van Halen partiu em 6 de outubro de 2020, após batalha de anos contra um câncer.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps