O clássico do ano 2000 que acionou alarmes de terremoto e fez evento mudar de local
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de abril de 2025
Fundado no início da década de 1990, em Gotemburgo (Suécia), o In Flames é um dos pioneiros do melodic death metal, gênero que mescla altas doses de agressividade com pitadas generosas de melodia. A discografia do grupo traz grandes clássicos do estilo, com destaque especial para o magnífico "Clayman".
In Flames - Mais Novidades

Lançado em julho de 2000, "Clayman" é o sucessor de Colony (1999). Este álbum encerra o chamado "primeiro ciclo" da carreira do In Flames e apresenta como ponto alto aquela que se tornaria a faixa mais conhecida da banda: "Only for the Weak".
Empolgante do início ao fim, "Only for the Weak" tem como ponto alto seu refrão melódico e enérgico. A letra da canção, no entanto, aborda um tema complicado, como aponta matéria publicada no site da Metal Hammer.
Anders Fridén, vocalista do In Flames, estava vivendo um relacionamento amoroso conturbado na época em que escreveu "Only for the Weak". De acordo com a reportagem da Metal Hammer, a música "ilustra o dano tóxico de dois indivíduos que deterioram a saúde mental um do outro."

"Embora a banda tivesse muito ímpeto, eu não estava em um bom momento pessoal. Enquanto a banda estava em alta, eu estava uma bagunça", declarou o cantor, que sofreu para gravar os vocais de "Only for the Weak". "Foi uma luta e tanto no estúdio (...). É uma música muito mais lenta. Ela tem um ritmo muito forte. Não fiquei feliz com as primeiras tentativas; eu estava acostumado a colocar o máximo de palavras possível em uma letra e realmente gritar a plenos pulmões, mas essa era muito lenta e [o canto] fazia parte da melodia de uma maneira diferente", complementou Fridén.
Na visão do vocalista, "Only for the Weak" é uma boa representação da essência do In Flames ao longo dos anos. Para ele, a faixa funciona como uma ponte entre diferentes fases da trajetória da banda:
"Parece o meio termo entre nossa antiga carreira e como estamos agora, mesmo que tenhamos feito muito mais álbuns desde então. Foi no álbum que tivemos mais exposição, onde fizemos turnês adequadas pela primeira vez, apoiando grandes bandas. Ir para os Estados Unidos e apoiar uma banda de hardcore como o Earth Crisis e bandas de metal alternativo, acho que nos deu a confiança para começar a mesclar gêneros."

Terceira música que o In Flames mais tocou ao vivo, "Only for the Weak" foi executada em mais de mil apresentações do grupo (segundo dados publicados no site Setlist.FM). E um desses shows ficou marcado na memória de Anders.
"Tenho muitas lembranças dessa música. A primeira que me vem à mente é quando a tocamos em um festival em Gotemburgo [Metaltown 2010]. O festival estava sendo realizado ao lado de uma ponte entre a cidade e a ilha mais próxima. Tocamos a música e os alarmes de terremoto na ponte começaram a tocar! Eles tiveram que mudar o festival de local no ano seguinte por causa disso."
Segundo informações da Wikipedia, as primeiras edições do Metaltown ocorreram nas imediações do porto de Frihamnen. Em 2011, o evento foi transferido para uma área próxima ao Aeroporto de Gotemburgo.

Agora que você sabe um pouco mais sobre "Only for the Weak", é hora de curtir esse baita som. Aperte o play e divirta-se!

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps