O dia que Rolling Stones convidou guitarrista e ele recusou por achar simples demais
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de abril de 2025
Quando alguém começa a tocar guitarra, possivelmente um dos grandes sonhos é criar uma banda e rodar o mundo – ou passar a fazer parte de um dos grupos de que é fã. No caso de Jeff Beck, o convite surgiu para integrar os Rolling Stones. O problema? A música de Keith Richards e Mick Jagger era fácil demais para ele e por isso a tentadora proposta não foi aceita.
A história aconteceu em 1974 quando Mick Taylor deixou o grupo e os Stones buscavam um substituto. Beck recebeu um convite, como lembra reportagem da Far Out com entrevistas do guitarrista.
Rolling Stones - Mais Novidades


"Eu recebi uma ligação muito estranha do meu empresário dizendo: ‘Os Stones adorariam que você fosse para Amsterdã, ou Roterdã, gravar algumas faixas com eles’", relembrou Beck. A proposta parecia casual, mas escondia outra intenção: uma audição velada.
Ao chegar no estúdio, Beck percebeu o que estava acontecendo. "Eu disse: ‘O que esses violões todos estão fazendo no saguão? Tem milhares deles com nomes diferentes, e não são do Keith?’ E eles responderam: ‘Estamos fazendo testes para substituto. Quando você topou vir, cancelamos todos os outros.’"

Beck não precisou nem tocar para ser aprovado. "Então eu perguntei: ‘Quer dizer que estou nos Stones?’, e eles disseram: ‘Claro que está.’" Mas a resposta do guitarrista foi um sonoro não. "Eu não podia. O estilo de vida deles... por mais que eu quisesse, eu não aguentaria aquele ritmo."
Embora a justificativa parecesse uma limitação, o motivo real foi o oposto: Beck não via desafio musical na proposta. "É muito devagar. Eu não conseguiria sustentar uma carreira tocando só três acordes", disse, de forma direta. "‘Maravilhas de três acordes’ era como o Ian Stewart costumava chamá-los. Eles não faziam nada muito desafiador."
Rolling Stones e Jeff Beck
Décadas depois, Jeff Beck — nome que ficou gravado como símbolo de virtuosismo, inovação e integridade artística — relembrou com bom humor suas relações com dois dos Stones: Mick Jagger e Ron Wood.

Em entrevista à revista Classic Rock, Beck contou que chegou a ser confundido com Jagger nos anos 1960: "Em 61, as garotas gritavam pra mim e eu não entendia nada. Passava alguém de carro, gritava ‘Mick!’, e eu pensava: ‘Quem diabos é esse tal de Mick?’"
O encontro verdadeiro entre os dois só veio em 1985, quando Jagger convidou Beck para participar do álbum solo "She’s The Boss". "Foi a primeira vez que nos encontramos. Achei o Mick charmoso. Ele me tratou muito bem. E, claro, adorava as mulheres."
Já a história com Ronnie Wood vem de muito antes — os dois tocaram juntos no Jeff Beck Group, onde Ron era baixista. E, como era de se esperar de duas lendas, dividiram não apenas riffs e palcos, mas até um choque elétrico.

"Fizemos um show na Flórida, com muita umidade. O Ronnie mandou um solo de baixo fabuloso, fui dar um high five e 400 volts passaram pelas nossas mãos. Caímos os dois no palco. Até hoje temos a marca."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps