Como membros do Opeth reagiram ao retorno do gutural, segundo Martín Méndez
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de abril de 2025
Com mais de 30 anos de carreira, o Opeth chega ao Brasil com um novo capítulo em mãos — o disco "The Last Will and Testament" (2024). A banda sueca, que se apresenta no dia 19 de abril no Allianz Parque, em São Paulo, será uma das atrações do Monsters of Rock 2025, dividindo o palco com nomes como Scorpions, Helloween e Europe.
Opeth - Mais Novidades
Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, para a Rock Brigade, o baixista Martín Méndez falou sobre o retorno dos vocais guturais, o impacto do disco "Damnation" (2003) e os sentimentos que cercam essa nova fase.
Uma das maiores surpresas do novo álbum é a volta dos guturais, ausentes desde "Watershed" (2008). Segundo Méndez, o retorno foi planejado e bem recebido internamente. "A gente conversou sobre isso antes de começar a compor. Já tínhamos essa ideia", explicou. "Mas, claro, queríamos testar pra ver se funcionava. Quando o Mikael mandou a primeira música com os guturais, todos perceberam que funcionava muito bem. Ficamos felizes de voltar a tocar algo mais pesado."
O disco marca também um equilíbrio entre fases distintas da carreira da banda, que soube alternar momentos de brutalidade com passagens mais melódicas ao longo das décadas. A capa do álbum, com um retrato sombrio de uma família aristocrática, remete à atmosfera de filmes como O Iluminado. Méndez explicou que a estética remonta às fotos antigas de família, nas quais todos posavam com expressão séria. "Queríamos uma imagem que parecesse um testamento sendo passado adiante. O patriarca está no centro da arte, entregando seu legado."
Ao lembrar o álbum "Damnation", lançado em 2003, o baixista revelou que a ideia era ousada desde o início. "A ideia original era lançar Deliverance e Damnation ao mesmo tempo, como um projeto duplo. Um disco pesado e outro calmo, só com baladas. Mas a gravadora achou melhor dividir em dois álbuns, e acabamos concordando."
Mesmo com o afastamento momentâneo dos guturais naquele período, "Damnation" se tornou um dos discos mais queridos pelos fãs. "Todo mundo fala dos guturais e do som pesado, mas Damnation é muito querido. Quando tocamos ao vivo, sentimos isso." Sobre as faixas preferidas, Méndez não hesita: "‘Windowpane’ e ‘In My Time of Need’. É um disco lindo, e tenho orgulho de termos feito isso naquela fase mais pesada da banda. Foi uma boa decisão."
Com a volta dos elementos mais extremos e um repertório que passeia por toda sua trajetória, o Opeth promete uma apresentação memorável no Brasil. "Vai ser especial. O novo disco representa muito pra nós e será incrível tocar com bandas tão lendárias." A julgar pelo entusiasmo do baixista, os fãs podem se preparar para um show que olha para o futuro, mas sem esquecer do passado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
A estrela do heavy metal que recusou a chance de cantar com Lemmy Kilmister
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O hit do Led Zeppelin em que Robert Plant foi homofóbico, segundo John Paul Jones
O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Opeth anuncia show no icônico Anfiteatro da Pompeia para 2026
Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
Ícones do heavy metal prestam tributo o falecido Tomas Lindberg, vocalista do At The Gates
Os 100 maiores hinos do rock progressivo segundo leitores da Classic Rock


