Como membros do Opeth reagiram ao retorno do gutural, segundo Martín Méndez
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de abril de 2025
Com mais de 30 anos de carreira, o Opeth chega ao Brasil com um novo capítulo em mãos — o disco "The Last Will and Testament" (2024). A banda sueca, que se apresenta no dia 19 de abril no Allianz Parque, em São Paulo, será uma das atrações do Monsters of Rock 2025, dividindo o palco com nomes como Scorpions, Helloween e Europe.
Opeth - Mais Novidades
Em entrevista ao jornalista Gustavo Maiato, para a Rock Brigade, o baixista Martín Méndez falou sobre o retorno dos vocais guturais, o impacto do disco "Damnation" (2003) e os sentimentos que cercam essa nova fase.
Uma das maiores surpresas do novo álbum é a volta dos guturais, ausentes desde "Watershed" (2008). Segundo Méndez, o retorno foi planejado e bem recebido internamente. "A gente conversou sobre isso antes de começar a compor. Já tínhamos essa ideia", explicou. "Mas, claro, queríamos testar pra ver se funcionava. Quando o Mikael mandou a primeira música com os guturais, todos perceberam que funcionava muito bem. Ficamos felizes de voltar a tocar algo mais pesado."
O disco marca também um equilíbrio entre fases distintas da carreira da banda, que soube alternar momentos de brutalidade com passagens mais melódicas ao longo das décadas. A capa do álbum, com um retrato sombrio de uma família aristocrática, remete à atmosfera de filmes como O Iluminado. Méndez explicou que a estética remonta às fotos antigas de família, nas quais todos posavam com expressão séria. "Queríamos uma imagem que parecesse um testamento sendo passado adiante. O patriarca está no centro da arte, entregando seu legado."
Ao lembrar o álbum "Damnation", lançado em 2003, o baixista revelou que a ideia era ousada desde o início. "A ideia original era lançar Deliverance e Damnation ao mesmo tempo, como um projeto duplo. Um disco pesado e outro calmo, só com baladas. Mas a gravadora achou melhor dividir em dois álbuns, e acabamos concordando."
Mesmo com o afastamento momentâneo dos guturais naquele período, "Damnation" se tornou um dos discos mais queridos pelos fãs. "Todo mundo fala dos guturais e do som pesado, mas Damnation é muito querido. Quando tocamos ao vivo, sentimos isso." Sobre as faixas preferidas, Méndez não hesita: "‘Windowpane’ e ‘In My Time of Need’. É um disco lindo, e tenho orgulho de termos feito isso naquela fase mais pesada da banda. Foi uma boa decisão."
Com a volta dos elementos mais extremos e um repertório que passeia por toda sua trajetória, o Opeth promete uma apresentação memorável no Brasil. "Vai ser especial. O novo disco representa muito pra nós e será incrível tocar com bandas tão lendárias." A julgar pelo entusiasmo do baixista, os fãs podem se preparar para um show que olha para o futuro, mas sem esquecer do passado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A música solo que Ozzy Osbourne não curtia, mas que os fãs viviam pedindo ao vivo
O pior disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Megadeth "vai resistir ao tempo" melhor que outras de thrash, de acordo com Ellefson
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
A opinião de Slash sobre o anúncio da volta do Rush em 2026
O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"

Os 25 maiores álbuns de metal lançados após o ano 2000, em lista da Loudwire
Ícones do heavy metal prestam tributo o falecido Tomas Lindberg, vocalista do At The Gates
Vocalista do Opeth relembra seu único "encontro" com Ozzy Osbourne
Os 100 maiores hinos do rock progressivo segundo leitores da Classic Rock
Vocalista do Opeth conta como foi tocar um violão de Kurt Cobain que dizem ser assombrado


