A opinião de Max Cavalera sobre o fim do Sepultura anunciado por Andreas Kisser
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de abril de 2025
O Sepultura pode estar prestes a encerrar sua trajetória oficial com uma turnê de despedida que culminará em um último show em Belo Horizonte, até o fim de 2026. Mas, para Max Cavalera, cofundador da banda, esse adeus não desperta nenhuma emoção especial. Em entrevista ao programa Full Metal Jackie (via Loudersound), o vocalista e guitarrista deixou claro que, para ele, o grupo como se conheceu nos anos 1980 e 1990 já não existe há muito tempo.

"Ainda chamam de Sepultura, mas todo mundo sabe que não é a mesma coisa — e nunca mais será. Eu não tenho nada a ver com o que eles estão fazendo, com essa dissolução da banda", afirmou Max, em fala reproduzida pelo Blabbermouth.
Max deixou o Sepultura em 1996, e seu irmão Iggor Cavalera, baterista original, saiu dez anos depois. Desde então, os dois retomaram parcerias em projetos como o Cavalera Conspiracy e, mais recentemente, passaram a regravar os álbuns clássicos do Sepultura, como Bestial Devastation e Morbid Visions, o que gerou críticas públicas do guitarrista Andreas Kisser, que hoje lidera a formação remanescente da banda.
Max, no entanto, ignora as críticas: "Eu e Iggor temos nosso próprio caminho. Estamos revisitando esse material no nosso tempo, do nosso jeito. Sempre fizemos tudo com o coração. É como preservar aquele coração jovem, adolescente, que ainda vive dentro da gente."
Para o músico, o espírito do Sepultura não está apenas no nome, mas na essência da criação artística e na conexão emocional com o passado. "A banda foi algo especial, de um tempo especial. E hoje celebro isso ao lado do Iggor, independentemente do que os outros estejam fazendo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
A música dos Rolling Stones que Mick Jagger achou que ninguém gostava por 30 anos



Max Cavalera explica o que impede um músico de acreditar que é maior do que realmente é
Derrick Green revela que banda pós-Sepultura terá algumas características diferentes
Os 20 melhores álbuns de rock e heavy metal lançados em 1987, segundo a Louder
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Como foi o último show do Sepultura com Max Cavalera, segundo os membros da banda
O que impediu o Sepultura de ser tão grande quanto Metallica ou Slipknot?


