Gene Simmons assume responsabilidade por álbum controverso do Kiss
Por João Renato Alves
Postado em 03 de abril de 2025
Durante entrevista ao UCR Podcast, Gene Simmons refletiu sobre "(Music From) The Elder" (1981), álbum mais controverso da carreira do Kiss. O baixista e vocalista assumiu a culpa na experiência, que resultou no único disco da banda a não ter alcançado premiação de ouro nos tempos áureos da indústria. Ele disse, conforme repercussão do BraveWords:
Kiss - Mais Novidades
"Reconheço ter total responsabilidade. Eu estava em Los Angeles, no Beverly Hills Hotel, atuando em filmes e coisas assim. Tinha uma ideia para um filme chamado ‘The Elder’. No papel timbrado do hotel, comecei a escrever uma história sobre quando a Terra era jovem, eles já eram antigos e assim por diante. E em cada era e em cada tempo, um herói nascia. Esse tipo de qualidade de fantasia mítica."
Naquele período, a banda passava por um momento de mudanças e acabou recorrendo ao produtor de "Destroyer" (1981), que havia feito "The Wall" (1979) com o Pink Floyd pouco tempo antes. "Peter Criss não estava mais na banda e Eric Carr entrou. Ace Frehley nem sempre estava por perto. Bob Ezrin viu minhas anotações para The ‘Elder’ e disse: ‘Gostei. Que tal fazermos um disco conceitual onde as músicas espelhem isso?’ Ele contatou Christopher Makepeace, ator que estava saindo de um filme chamado ‘My Bodyguard’, sobre um garoto na escola sendo espancado e ele faz amizade com um grandalhão que o protege. Também tínhamos um ator inglês, Ian McKellen."
O álbum "tomou forma aos poucos", como Simmons relembra. Mas Ace não demonstrava interesse na proposta. "Ele se recusou a ir para o Canadá, bem perto de Toronto, onde estávamos gravando. Queria trabalhar em casa porque tinha construído um estúdio. Ficávamos fazendo cópias de masters de 24 faixas e enviando-as para ele. Foi um tipo de disco muito desconexo."
Quase 45 anos mais tarde, a opinião de Gene sobre o resultado não mudou. "O que posso dizer sobre ‘The Elder’ é que não foi um disco honesto, porque estávamos tentando fazer algo diferente do que éramos. E a propósito, ‘Carnival Of Souls’ foi a mesma coisa. Não é o que fazemos naturalmente. Algumas pessoas gostaram e outras não. Mas não foi um disco honesto em termos de ser um desvio proposital antes do fato."
Com o tempo, "The Elder" ganhou status de cult, mas o fracasso mercadológico foi tão grande que nem houve uma turnê para divulgação. Lou Reed e Tony Powers colaboram como coautores em parte do tracklist. Foi o último álbum da primeira passagem de Ace Frehley pelo Kiss. O guitarrista apareceu na capa do posterior, "Creatures of the Night", mas não gravou nada nele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Jagger relembra onde estava em 1966, quando a Inglaterra venceu sua única Copa do Mundo
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Mick Jagger revela quem deveria interpretá-lo em um filme sobre os Rolling Stones
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Phil Collins acredita ter descoberto por que Noel Gallagher o chama de "Anticristo"
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
John Corabi não faz mais parte do The Dead Daisies
Tarja Turunen escolhe o melhor disco que já gravou
O conselho de John Lennon que até hoje Mick Jagger lamenta ter seguido
Show do Megadeth no Hellfest 2026 é disponibilizado no YouTube
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Ann Wilson admite que o Heart fez "pacto com o diabo" para sobreviver aos anos 1980

O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
A música de Paul Stanley que Bonnie Tyler gravou antes do Kiss
O álbum dos anos setenta que o Kiss achou que seria o último da carreira
Gene Simmons diz que quem não gosta dos EUA deve voltar para "o lugar de onde veio"
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
O show clássico do Kiss que finalmente será lançado como álbum ao vivo
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
A cantora que achava que o Kiss representava o pior que havia no rock
Zakk Wylde contesta Gene Simmons sobre mercado da música: "Seja como Jimmy Page"
Guitar World: os 100 melhores guitarristas de hard rock


