Billy Corgan conta por que fez outra banda para tocar músicas do Smashing Pumpkins
Por André Garcia
Postado em 21 de maio de 2025
A trajetória do Smashing Pumpkins é marcada por hiatos, que geralmente acontecem quando seu vocalista Billy Corgan está passando por algum inferno astral ou precisa recarregar as baterias. Nos últimos anos, entretanto, ele tem estado mais prolífico do que nunca: em 2023 lançou o ambicioso álbum triplo "Atum: A Rock Opera in Three Acts" e em 2024 o "Aghori Mhori Mei".
Smashing Pumpkins - Mais Novidades
Poucos parecem ter se dado conta, mas essa foi a primeira vez em sua história que a banda lançou álbuns em dois anos seguidos.
Agora em 2025 Corgan nos surpreendeu com a notícia de que estava formando uma nova banda solo, Billy Corgan and the Machines of God. O repertório dela? Músicas dos Smashing Pumpkins — mais especificamente dos álbuns "Mellon Collie and the Infinite Sadness" (cujo lançamento completa 30 anos), a dobradinha "Machina/The Machine of God" e "Machina II/The Friends and Enemies of Modern Music" (que completam 25 anos), e "Aghori Mhori Mei" (2024).
Mas por que não tocar músicas do Smashing Pumpkins com o Smashing Pumpkins? Essa foi a primeira coisa que a Rolling Stone perguntou a ele em entrevista por video conferência:
"Durante anos, insisti que a banda investisse em turnês menores, algo mais intimista, que destacasse certas fases específicas da nossa música. Não no sentido de dizer 'Aí, bora sair em turnê tocando o 'Siamese Dream' na íntegra' (algo que ainda não fizemos, mas talvez algum dia role). A ideia era mergulhar numa era específica de forma bem peculiar, pra ver se dali surgia algo diferente."
"A gente [no Smashing Pumpkins] nunca chegou num consenso sobre isso. Mas temos um acordo (que tem sido essencial nesses últimos sete ou oito anos): se a gente não estivermos alinhados sobre um projeto, ninguém vai impor nada aos outros ou bater o martelo sozinho. Esse tipo de postura era muito comum na indústria musical antigamente, e acabava resolvendo muito conflito."
"Então, estou seguindo [com uma outra banda] nesses shows do meu jeito, do modo como acredito que devem ser feitos. Em julho, volto à estrada [com a banda Machines of God] pela Europa."
Billy Corgan disse que o repertório dessa nova banda incluirá singles do "Mellon Collie" e músicas do "Machina" e "Aghori" nunca antes tocadas ao vivo pelo Smashing Pumpkins:
"Esse é o problema de setlists de maiores sucessos: você acaba tendo que deixar músicas legais de 7 minutos de fora por falta de tempo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
O mega-clássico do Led Zeppelin que Robert Plant passou a considerar menos relevante
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"


Ramones, Smashing Pumpkins e Linkin Park ganham estrelas na Calçada da Fama de Hollywood
A música do Smashing Pumpkins em que Billy Corgan expõe mágoa dos pais
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
Billy Corgan recorda primeira vez que ouviu "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana
O astro dos anos 1990 que foi expulso do estúdio por Linda Perry (4 Non Blondes)


