A piada sobre o Brasil que virou faixa de um disco dos Beatles
Por Bruce William
Postado em 17 de maio de 2025
Em julho de 1964, durante uma transmissão da rádio BBC, os Beatles protagonizaram uma cena rápida e bem-humorada ao ouvir uma curiosidade sobre a forma como eram chamados em português. A piada durou poucos segundos, mas o suficiente para que ganhasse um título próprio e fosse incluída, décadas depois, como uma faixa no álbum "Live at the BBC", lançado oficialmente em 1994.
Beatles - Mais Novidades
O programa era o Top Gear, apresentado por Brian Matthew, e intercalava músicas tocadas ao vivo com bate-papos descontraídos entre os integrantes da banda e o locutor. Em determinado momento, Matthew comenta que, em português, eles eram chamados de "Os Beatles". A resposta veio de imediato: John Lennon, com seu humor habitual, reagiu com espanto e sarcasmo — "Os Beatles? Que língua é essa?" — arrancando risos dos colegas. Paul McCartney soltou um "Oh!" surpreso, e o grupo seguiu se divertindo com a revelação.
Na sequência, o apresentador pergunta se eles sabiam como o filme "A Hard Day's Night" havia sido lançado em português. Lennon, sem perder o ritmo, arrisca: "Crinsk Dee Night?" A fala absurda virou piada instantânea — e ganhou nome próprio. Embora Matthew não tenha citado o país diretamente, o título Os Reis do Iê-Iê-Iê, adotado aqui no Brasil, deixa claro que ele se referia à versão brasileira do filme, já que, em Portugal, o título original foi mantido em inglês.
Esse pequeno trecho da conversa foi recuperado no Live at the BBC, onde aparece listado como uma das faixas de diálogo entre as músicas. "Crinsk Dee Night" virou o nome oficial do segmento, mesmo não tendo qualquer significado real. Não é uma música, não tem melodia, nem letra — é só John Lennon brincando com sons aleatórios para zombar da ideia de uma tradução "portuguesa" de A Hard Day’s Night.
Ainda que os Beatles nunca tenham mencionado o Brasil diretamente em suas letras, esse momento entrou para a discografia oficial como uma das raríssimas vezes em que algo relacionado ao país apareceu em uma gravação do grupo. Acidental, breve e nonsense — exatamente como muitas das melhores piadas que eles faziam sem pensar muito.
Nunca tivemos nada lançado por aqui com o nome "Crinsk Dee Night" — aliás, o que exatamente isso quer dizer? Foi só uma frase inventada na hora, mas acabou eternizada como a faixa onde os Beatles tentaram entender o português... e deixaram claro que não entenderam foi nada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda dos anos 1990 que não tocava depois do Motörhead ou Slayer
O melhor violonista de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Robert Plant admite que morte do filho mudou relação com o Led Zeppelin
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
Floor Jansen quebra silêncio sobre saída do Nightwish em vídeo: "Também estou triste"
Slipknot orientou Eloy Casagrande a tocar como Joey Jordison? O próprio responde
A explicação de Humberto Gessinger para recusar Engenheiros que "não cola", segundo Licks
Delain anuncia saída de vocalista e mudança de formato para a continuidade
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
Duas músicas dos Beatles entram para o Clube do Bilhão do Spotify
Revista coloca disco do Sleep Token como um dos piores de 2025: "entediante e desagradável"
O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
Metallica divulga performance ao vivo de "...And Justice for All"


O melhor show que Ringo Starr dos Beatles viu em todos os tempos, segundo o próprio
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
A música do Nirvana que surpreendeu Dave Grohl e poderia estar num disco dos Beatles
Como um alto-falante destruído e um acidente de fábrica ajudaram a criar o heavy metal
O problema em Abbey Road que ajudou o Pink Floyd a criar um de seus grandes álbuns
A música dos Beatles que Taylor Momsen, do The Pretty Reckless, considera perfeita
A música dos Beatles que Paul McCartney suspeitava ter sido escrita também por Yoko Ono
John Lennon tentou (sem sucesso) fazer Alice Cooper falar sobre política
O músico que, para John Lennon, começou tudo o que conhecemos; "Antes dele não havia nada"
A banda amada por milhões que para Lemmy é "uma porcaria" se comparada com os Beatles


