Os três álbuns que Alice Cooper não lembra de ter composto, gravado e excursionado
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de maio de 2025
Em meio a uma carreira marcada por performances teatrais e um repertório de clássicos, Alice Cooper revelou um episódio sombrio de sua trajetória. Em entrevista resgatada pela Far Out, o cantor afirmou que não se lembra de ter escrito, gravado ou excursionado com três álbuns lançados entre o início e o meio dos anos 1980: "Special Forces" (1981), "Zipper Catches Skin" (1982) e "DaDa" (1983).
Alice Cooper - Mais Novidades
"Se você perguntar aos meus verdadeiros fãs quais são os álbuns favoritos deles, são justamente esses três. E eu não me lembro de uma única música de nenhum deles", declarou Cooper.
À época, o artista enfrentava um quadro grave de dependência química. Após anos tentando vencer o alcoolismo — inclusive com internações em clínicas psiquiátricas —, ele mergulhou no vício em cocaína. O abuso era tamanho que, segundo o próprio, mal conseguia acompanhar a realidade ao seu redor.
De acordo com a matéria, apesar disso, os discos em questão são considerados por críticos e admiradores como peças de culto em sua discografia. Com forte influência do pós-punk e da new wave, Cooper explorou sonoridades inspiradas em bandas como Devo e Sparks. A estética mais fria e experimental desses trabalhos contrastava com o hard rock dramático que o consagrou em álbuns como "Welcome to My Nightmare" (1975) e "Killer" (1971).
Entre os destaques está "Pass the Gun Around", do álbum "DaDa", canção carregada de melancolia e tida como um reflexo cru de sua condição física e mental naquele período. O cantor, então com aparência cadavérica, havia "colapsado em um esqueleto de si mesmo", como definiu o jornalista Tim Coffman.
Curiosamente, foi essa fase criativa — envolta em caos pessoal — que lhe permitiu experimentar, sem amarras, novas possibilidades musicais. Essa liberdade estética ecoaria anos depois em discos como "Brutal Planet" (2000), de pegada industrial e som pesado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
Angela Gossow afirma que não é a nova vocalista do Arch Enemy
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Arch Enemy faz mais um post enigmático em suas redes sociais
O maior álbum de metal da história da Espanha, segundo Regis Tadeu
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski


Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
As 50 melhores músicas de 2025, segundo a Classic Rock
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
A banda que Joe Perry quase escolheu no lugar do Aerosmith; a proposta parecia fazer sentido
Ultimate Classic Rock: os supergrupos mais improváveis do rock


