O maior erro cometido pelo Oasis, conforme a opinião de Noel Gallagher
Por André Garcia
Postado em 07 de janeiro de 2024
Em 1994 o Oasis dominou a Inglaterra com "Defenitely Maybe" — um dos mais bem-sucedidos álbuns de estreia de todos os tempos. No ano seguinte, eles conquistaram o mundo com "(What's the Story) Morning Glory", de hits como "Wonderwall" e "Don't Look Back in Anger".
Oasis - Mais Novidades
O Oasis entrou em estúdio para gravar "Be Here Now" em novembro de 1996: apenas seis meses após o lançamento do sexto e último single do "Morning Glory". Ou seja, como ele ainda estava vendendo, a banda deveria ter parado de remar e alçado vela para aproveitar os ventos do sucesso.
Voltar ao estúdio se revelou um erro em todos os sentidos: agravou as tensões internas, que somadas ao esgotamento físico e criativo transformou a gravação em um sofrimento. Para piorar, em "Be Here Now" o abuso de cocaína tornou a produção de seu guitarrista insuportavelmente inchada, exagerada, excessiva, e suas composições longas demais.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista para Martin McKenzie-Murray, Noel Gallagher lamentou a escolha que considera o maior erro da banda:
"O álbum de lados B, 'The Masterplan', deveria ter sido o 'Be Here Now', e 'Be Here Now' deveria ter sido um monte de lados B. 'Morning Glory' estava estourando e o mercado de singles na época era insano — quatro lados B para cada maldito single. [...]'The Masterplan' teria sido o terceiro álbum perfeito. Mas o que está feito, está feito."
"É o único grande arrependimento que tenho na minha vida profissional, eu não estava consciente o bastante. Eu estava usando drogas na época. Mas naquele tempo, eu não escrevia músicas ruins. Nunca escrevi lados B. Cada música que escrevi por cerca de três anos era um clássico. Tudo. Então, você segue em frente."
"Você nunca sabe quando isso vai secar, ou se estabilizar; o que vai acontecer daqui a cinco anos, dez anos. Eu estava vivendo o momento, era apenas mais uma música. Mas com o tempo, essas músicas são elevadas ao status de hinos. Mas as músicas ainda estão por aí. Essa é a beleza da coisa."
"Be Here Now" vendeu bem, batendo múltiplas vezes disco de platina, mas suas falhas prejudicaram a imagem da banda. Tanto que meses após chegar às prateleiras, inundaram as lojas de CDs usados. Por soar como uma versão Elvis Gordo de si mesmo, Oasis fez com que muitos fãs seguissem em frente e não voltassem nunca mais. Dali em diante, a banda nunca mais voltou a fazer o sucesso de antes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
O vocalista que Robert Plant julgava inalcançável e que idolatrava o cantor do Led Zeppelin
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
O truque de Paul Stanley em shows do Kiss que Bruce Dickinson queria levar ao Iron Maiden
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Tarja Turunen elege primeiro disco do Nightwish como o pior que já gravou
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
10 músicas que astros do rock não aguentavam mais tocar, mesmo sendo amadas pelos fãs
De AC/DC até Slipknot, 140 músicas que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Lars Ulrich, baterista do Metallica, largou a cocaína por causa do Oasis
Voz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)


